10/11/2023 15:35 | Tecnologia e InovaçãoEducação

Estudantes de Computação e Mecatrônica da Unima visitam a Fapeal

Eles conheceram o setor de TI da Fundação, que abriga o Ponto de Partida de Alagoas, e participaram de bate-papo com o presidente Fábio Guedes

Alunos de dois cursos da Unima conheceram vários setores da Fapeal

lDeriky Pereira / Ascom Fapeal

Deriky Pereira / Ascom Fapeal

A manhã desta sexta-feira (10) foi diferente para Guilherme Henrique, de 20 anos, que estuda Ciência da Computação no Centro Universitário de Maceió (Unima). Ele visitou a sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) ao lado de outros colegas de curso para conhecer o setor de Tecnologia da Informação (TI), que abriga o Ponto de Partida de Alagoas (POP-AL). Guilherme e os amigos foram conferir, na prática, conhecimentos aprendidos em sala de aula.

“Gostei muito da parte das redes que conhecemos, o bate-papo com o presidente [Fábio Guedes], o local é muito bom e acolhedor. Foi uma experiência engrandecedora pra mim e eu acho que todos deveriam conhecer e também saber mais sobre a Fapeal”, disse Guilherme, que faz o 5º período do curso.

A aluna Talita Pereira, de Ciência da Computação, também não conhecia a Fapeal e se encantou com o local. “A visita me ajudou a conhecer mais a minha área de forma abrangente. Ver as máquinas e tudo que a área engloba me fez ter ainda mais interesse sobre o curso e sobre a área da Tecnologia. Eu não conhecia a Fapeal e foi muito interessante também conhecer e saber mais sobre o local”, disse ela.

O professor Francisco Vital, coordenador do curso, falou sobre a importância da visita. “Conhecemos todo o cenário do Datacenter, todo o cenário de pesquisa e tivemos uma conversa com os professores Fábio Guedes e João Vicente. Foi uma experiência muito boa e nós estamos analisando oportunidades para os estudantes e para toda a comunidade acadêmica”, salientou.

Conversa com o presidente

O diretor-presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes, recebeu o grupo de estudantes. Ele apresentou algumas das ações da Fundação, e comentou sobre os investimentos que o Estado vem realizando em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) desde 2015 e, em especial, neste ano com a criação do programa Mais Ciência, Mais Futuro.

“De 2015 pra cá, lançamos em torno de 92 editais envolvendo 100 milhões de reais. Se em oito anos de governo Renan Filho, já investimos 100 milhões, em quatro anos de Paulo Dantas vamos investir mais 200 milhões. Metade disso é bolsa de iniciação científica, de mestrado e de doutorado. É compromisso com formação de pessoal”, celebrou Fábio Guedes.

E vem mais por aí: “Nós vamos lançar, agora em dezembro, um edital para o ciclo 2024-2027, com 120 bolsas de mestrado e mais 60 de doutorado. Só em bolsas, serão 100 milhões de reais. Também vamos lançar edital para aquisição, instalação e manutenção de equipamentos em laboratórios numa soma de R$ 2 milhões. Ou seja, só esse ano vamos investir quase R$ 40 milhões. Então, assim, essa é a Fundação de Amparo à Pesquisa”, disse Guedes.

Modelo de gestão e incentivo aos estudantes

Guedes destacou ainda que o trabalho da Fapeal serve de modelo para outras fundações do país. “Hoje, Alagoas é o estado que tem mais ações na área de Ciência, Tecnologia e Inovação. Inclusive, esta Fundação já é referência nacional e todas as outras buscam ver o que está sendo feito aqui. Então, vocês podem bater no peito e falar orgulhosamente para quem quer que seja que aqui existe uma Fundação de Amparo à Pesquisa que investe”, afirmou.

Guedes também aconselhou aos jovens estudantes a não deixarem passar nenhuma oportunidade. “A área de vocês é uma área de fronteira e muito promissora. Terminaram a graduação? Aproveitem as oportunidades que aparecerem. Muitas vezes elas podem tirar vocês do eixo da formação, mas tentem, no máximo, aproveitar isso para poder financiar ou permitir que vocês continuem no eixo de vocês”, alertou.