24/05/2023 16:37 | EsporteEducação

Estudantes da rede estadual lideram ranking da Federação Alagoana de Judô

Davi Felippe, Ketilly e Pedro Henrique são alunos da Escola Estadual Vitorino da Rocha e competem pelo Projeto Judô Seduc

Ketilly Francielle de Assis vencedora do sub 13

Fotos: Cortesia

Ana Paula Lins / Ascom Seduc

Três estudantes da rede estadual de ensino lideram o ranking da Federação Alagoana de Judô (FAJU) nas categorias Sub13 e Sub15. Davi Felippe Figueredo, Ketilly Francielle de Assis e Pedro Henrique Valença, todos alunos da Escola Estadual Vitorino da Rocha, são, respectivamente, os primeiros lugares das categorias Sub 13 Maculino (-28kg); Sub 13 Feminino (-34 kg) e Sub 11 Masculino.

O resultado foi confirmado após os três atletas conquistarem ouro no Meeting Estadual de Judô disputado no último dia 20 no Colégio Santa Úrsula. Os garotos, apesar da pouca idade, já possuem uma coleção de títulos. Davi foi campeão da primeira etapa do Alagoano de Judô, prata no Brasileiro Regional em Natal e está classificado para o Brasileiro Sub 13 que ocorre em setembro em Curitiba. Ketilly, campeã no Alagoano, foi bronze no Brasileiro Regional e também está classificada para o Brasileiro de Curitiba. Pedro também foi campeão no Alagoano.

Os três competem pelo Projeto Judô Seduc-AL, coordenado pelo professor Ricardo Sérgio Santos, professor da rede estadual de ensino que, desde 2006, aplica o esporte nos conteúdos das aulas de Educação Física. Um dos técnicos mais vencedores do judô alagoano, ele fez história com projeto realizado na Escola Estadual Theonilo Gama, no Jacintinho, onde acumulou 21 títulos nos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal), além de conquistas nos campeonatos alagoano e brasileiro.

Sul-Americano

E as conquistas do Projeto Judô Seduc-AL estão apenas no começo. “Agora em junho, Davi participará de Seletiva Nacional no Rio de Janeiro, que definirá os judocas que representarão o Brasil no Sul-Americano ou no Pan-Americano de Judô, em Lima, no Peru”, adianta Ricardo. Além de Davi e Ricardo, Macieli da Silva Cirilo, do Projeto Escola de Campeões, de Santa Luzia do Norte, integra a comitiva alagoana que viaja para a capital fluminense com o apoio da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj).

Além disso, os atletas faixas pretas e universitários Igor Vieira (Direito) e Isabelly Nascimento (Educação Física) venceram o Meeting Alagoano e garantiram vaga no Campeonato Brasileiro Sênior em Vitória (ES). Revelados pelo Projeto Theonilo Gama, ambos competem, atualmente, pelo Seduc Judô.