27/08/2021 09:56 | Covid-19Educação

Estudantes da rede estadual comemoram primeira dose da vacina contra Covid-19

Ônibus escolares do programa Meu Transporte Novo viabilizou a ida de 100 alunos para posto de vacinação da capital na quinta-feira (26)


Jonathan Lins


Rafaela Pimentel, Ana Paula Lins e Nathalia Louise (Sob Supervisão)

“Conheci pessoas que tiveram Covid e confesso que me sinto emocionada por hoje estar me vacinando. Mas, mesmo com a primeira dose, não vou me descuidar”.  A fala consciente e carregada de emoção é da estudante Maria Vitória de Araújo, de 17 anos, uma das integrantes do grupo de alunos da rede estadual que receberam, nessa quinta-feira (26), a primeira dose da vacina contra a COVID-19, no posto de vacinação do Maceió Shopping.

Encabeçada pela Secretaria da Educação (Seduc), a iniciativa viabilizou o início da imunização de 100 estudantes das escolas Moreira e Silva, do Cepa, e Theonilo Gama, do Jacintinho, e só foi possível através da união de esforços e programas da pasta. Para o transporte dos estudantes até o ponto de vacinação, foram utilizados os ônibus que fazem parte do programa Meu Transporte Novo, lançado pelo Governo de Alagoas para garantir a aquisição de 200 novos ônibus escolares destinados ao transporte de alunos na capital e interior.


(Foto: Thiago Ataíde)

Entre os estudantes, o clima era de alívio. Eles foram unânimes ao afirmar que a imunização traz mais segurança para toda a comunidade escolar e que os colegas não devem ter receio em se vacinar. “Finalmente chegou a nossa faixa etária. É muito importante nos vacinarmos, pois, mesmo não tendo sintomas, a gente pode transmitir a doença”, frisa Lara Beatriz Alves, aluna da Theonilo Gama. 

Mayane Assis e sua colega Sarah Maria dos Santos, do Moreira e Silva, foram as primeiras a serem imunizadas e conclamam outros estudantes a fazerem o mesmo. “Tomei a vacina da Covid e me sinto muito feliz. Essa é uma medida importante para voltarmos ao nosso normal e o conselho que dou a todos os meus colegas é que se vacinem”, orienta Mayane. “Não perca essa oportunidade, ela é essencial para nos protegermos. Vá se vacinar sem medo”, complementa Sarah.


(Foto: Jonathan Lins)



Comunidade protegida

Acompanhando seus alunos na imunização, Ely Quintela, uma das diretoras do Moreira e Silva e Ilson Barboza, articulador de ensino da Theonilo Gama, dizem que a medida traz mais segurança à comunidade escolar neste momento de retomada das aulas presenciais.

“É um momento ímpar para todos que fazem a educação de Alagoas. Nós servidores já estamos com a segunda dose, mas vermos nossos alunos sendo imunizados nos deixa emocionados e também mais seguros. Somos gratos ao secretário Rafael Brito por esta convocação e espero que o exemplo dado por estes jovens incentive os demais a fazerem o mesmo”, declara Ely.

Retorno Seguro

As ações de mobilização para a vacinação dos estudantes da rede estadual contra a Covid-19 fazem parte de uma série de medidas empreendidas pela Seduc para que o retorno às aulas presenciais nas escolas ocorra com a maior segurança possível. 


(Foto: Jonathan Lins)


“Hoje temos 175 mil alunos matriculados na rede estadual e estimamos que, dentre estes, 15 a 20 mil estão na faixa etária de 17 anos, grupo que começou a ser vacinado esta semana. Trouxemos em nossos ônibus 100 estudantes tendo em mente duas missões: a primeira, imunizar e proteger nossos alunos. A segunda, fazer com que eles levem essa mensagem para os colegas que, por ventura, ainda não despertaram para a importância da vacina ou tenham receio”, destaca Rafael Brito, lembrando ainda que os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), por serem mais velhos, já estão vacinados.

O secretário anuncia que a mobilização deve se intensificar nos próximos dias. “Nossos ônibus levarão diariamente os nossos jovens para os pontos de vacinação aqui em Maceió e já estamos dialogando com as prefeituras do interior no sentido de promovermos ações semelhantes”, adianta.