06/06/2022 16:24 | Educação

Estudante de Pindoba conquista vaga no mercado de trabalho após curso custeado pela bolsa do Escola 10

Aluno da rede estadual, Jurandi usou a bolsa do Cartão Escola 10 para fazer um curso de operador de máquinas pesadas e conseguiu entrar no mercado de trabalho com apenas 20 anos


Estudante de Pindoba investiu bolsa do Cartão Escola 10 em curso

Thiago Ataíde/ Seduc


Joyce Andrea*/ Seduc

Por todo o estado, histórias de superação refletem os resultados dos investimentos do Governo de Alagoas na promoção de um ensino público de qualidade, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Seja na infraestrutura das escolas, no reforço do transporte escolar ou na qualidade da merenda, cada investimento causa impactos significativos na rotina dos alunos. A história do estudante Jurandi Paulo da Silva Filho, beneficiado pelos programas Cartão Escola 10 e Meu Transporte Novo, é um exemplo disso.

Do município de Pindoba, na Zona de Mata Alagoana, Jurandi mostra como a educação pode ser uma poderosa ferramenta de transformação. Em um ambiente agrícola, onde o destino natural é o cultivo da terra ou a criação de animais, o estudante de apenas 20 anos teve sua vida mudada após um ato de curiosidade. Com a Bolsa Conclusão do programa Cartão Escola 10, no valor de dois mil reais, o jovem fez um curso de operador de máquinas pesadas e, após sua certificação, conseguiu um emprego na cidade de Viçosa, município vizinho.

Jurandi Filho concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Prof. Maria Cândida da Silva e foi um dos estudantes beneficiados não só pelo programa Cartão Escola 10, mas também pelo Meu Transporte Novo. Ele costumava andar 5 km pela estrada de barro todos os dias para conseguir frequentar a escola. Durante a pandemia, por não ter acesso à internet em casa, dependia das atividades impressas pela coordenação para continuar estudando. Também nessa fase, precisou começar a trabalhar como vaqueiro em uma fazenda para ajudar na renda familiar. 

 

OBRA DO DESTINO

Mesmo em meio às dificuldades, Jurandi não limitou sua capacidade de sonhar e, graças a um gesto de curiosidade, acabou descobrindo sua vocação profissional. Ao passar pela antiga estrada de barro, ele notou que ali iniciava mais uma obra do Governo de Alagoas. Curioso, o aluno começou a observar diariamente a movimentação das grandes máquinas e dos operadores, dos quais se aproximou com o interesse de entender as dinâmicas da construção da rodovia e o manuseio dos veículos, assim como aprender os caminhos que levavam àquela profissão. E, a partir disso, o jovem decidiu que também se tornaria um operador de máquinas e começou a pesquisar sobre escolas técnicas que oferecem o curso. 

“Eu achei interessante e fiquei observando quando passava por lá. Até fiz amizade com alguns dos operadores das máquinas e, conversando com eles, aprendi como funciona o veículo, a obra, como faz para ter um emprego assim. Daí me interessei de verdade”, relata Jurandi.

A obra que o aluno acompanhou foi oriunda do programa Pró-Estrada, da Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), que destinou recursos para a pavimentação do acesso à cidade de Pindoba. No dia de sua inauguração, o município também recebeu o ônibus escolar do Meu Transporte Novo, programa da Seduc que visa reforçar a frota escolar dos municípios, garantindo a locomoção dos estudantes até as escolas. 


Sonho realizado

Após esse duplo benefício - e com o retorno das aulas presenciais -, o jovem voltou à escola para concluir o Ensino Médio com mais conforto e dignidade. Foi quando recebeu a notícia de que seria beneficiado com o programa Cartão Escola 10 ao término de seus estudos. Foi esse recurso que viabilizou, naquele momento, a realização de seu novo sonho: o de se tornar um operador de máquinas e ter um futuro diferente.

"Juntei todo o dinheiro da bolsa e usei a maior parte para fazer o curso. Antes de saber que iria ganhar esse valor, eu já estava planejando trabalhar para conseguir o dinheiro para fazer o curso. Mas aí veio essa notícia e eu aproveitei a oportunidade para investir no meu futuro”, destacou Jurandi.



 

Silvano Souza, coordenador pedagógico da escola, conta como o programa chegou na hora certa, garantindo para o aluno um futuro com novas possibilidades e permitindo a realização de seu sonho. “O Cartão Escola 10 uniu o útil ao agradável. Como ele já tinha esse sonho, só faltava o dinheiro e, com o valor das bolsas recebidas, ele pode pagar o curso para investir no seu futuro. Agora ele está com o certificado e, inclusive, já conseguiu uma oportunidade em Viçosa”, ressaltou o coordenador.

O educador viu de perto as dificuldades do aluno e hoje se emociona ao contar sua história. “É muito gratificante para nós, que somos professores, vermos um aluno tão esforçado e que teve tanta dificuldade na vida, ter a iniciativa de pegar uma oportunidade que ele teve nas mãos e fazer algo para o seu futuro. Isso não tem preço”, finalizou.

À frente da Secretaria de Estado da Educação, a professora Roseane Vasconcelos ressalta que histórias como a de Jurandi são inúmeras no contexto do programa Cartão Escola 10. “O Jurandi é mais um, entre os milhares de alunos da rede pública estadual que tiveram a vida transformada por conta do Cartão Escola 10. O programa é muito mais do que o repasse de dinheiro aos estudantes, é uma oportunidade concreta para que eles vençam por meio da educação. Em menos de um ano em execução, nós já aumentamos o número de alunos em 30% na rede pública estadual e praticamente zeramos a evasão escolar. É um caso de sucesso para o país todo e que está revolucionando a educação em Alagoas”, pontuou Roseane.

 

Sob supervisão*