30/01/2023 19:56 | Educação

MONITORES

Estado vai levantar demanda antes de voltar a contratar na Educação

Secretário descarta manutenção de precarizados; em 2023 foram nomeados 3 mil novos servidores


Os contratos foram mantidos até o dia 31 de dezembro do ano passado para garantir o reforço aos alunos

Thiago Ataíde/ Seduc


Agência Alagoas

O Governo de Alagoas anunciou, nesta segunda-feira (30), que começou um estudo para levantar a quantidade necessária de trabalhadores da Educação em cada unidade de ensino. “Nomeamos mais de três mil servidores em 2022 justamente para substituir os contratados nesta modalidade e regularizar a situação da Educação em Alagoas”, declarou o secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão. 


De acordo com o secretário, os contratos foram mantidos até o dia 31 de dezembro do ano passado para garantir o reforço aos alunos que ainda se recuperavam do período pandêmico. Vale ressaltar que todo esse processo foi informado aos monitores, inclusive durante o lançamento do Foca no Enem. “Agora não é mais possível seguir com esta modalidade”, justificou.


PAGAMENTOS

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que já debate com o Sindicato dos Professores Contratados de Alagoas (Sinprocorpal) a situação dos pagamentos dos salários de janeiro de 2023 dos contratados que precisaram continuar trabalhando. “Há uma questão legal a ser analisada, uma vez que não havia mais contrato em vigor. Esperamos uma provocação do sindicato para buscar uma alternativa viável, desde que atenda ao princípio da legalidade na administração pública. Seremos transparentes e manteremos o diálogo”, disse Beltrão.