18/05/2023 18:19 | Agricultura

Estado lança 4ª etapa da campanha de vacinação contra a Peste Suína Clássica e assina termo de cooperação com IICA

Parceria público-privada contribuirá com as condições sustentáveis para garantir o status de território livre da doença no Estado


Marco Antonio / Agência Alagoas


Marcelo Alves / Agência Alagoas

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), assinou termo de cooperação técnica com o Instituto Interamericano de Cooperação em Agricultura (IICA), durante o lançamento da 4ª etapa da campanha de vacinação contra a Peste Suína Clássica, nesta quinta-feira (18), no Palácio República dos Palmares. A parceria público-privada contribuirá com as condições sustentáveis para garantir o status de território livre da doença no Estado. Além disso, a ação servirá de projeto-piloto para todo o Brasil.

 

Após assinar o termo de cooperação técnica junto a titular da Seagri, Carla Dantas, a coordenadora de Sanidade Agropecuária e Inocuidade dos Alimentos do ICCA, Lúcia Maia, disse que Alagoas já é referência no Brasil e também nas Américas, ressaltando que técnicos da Argentina a consultaram para saber informações da parceria com o Governo do Estado.



 

“Alagoas tem nos mostrado um impacto positivo, não só sanitário, mas econômico e social. As famílias estão crescendo economicamente. E o mais importante é assegurar a segurança alimentar do povo. Então, eu acho que esse projeto só tem tido bons resultados. Eu quero parabenizar o estado de Alagoas”, destacou.

 

Carla Dantas destacou que Governo do Estado está investindo cerca de R$ 800 mil em recursos próprios para manter a vacina segura e sem custo para os criadores de suínos durante a campanha, que teve início no último dia 15 de maio e seguirá até 15 de julho. A meta vacinal é imunizar 100% do rebanho de suínos, estimado entre 111 mil a 116 mil animais.

 

“Nosso estado é pioneiro na implantação do projeto-piloto do Ministério da Agricultura para a vacinação. O governador Paulo Dantas tem sido inovador por financiar parte desta campanha. É o primeiro governador do Brasil a fazer esse investimento, que impacta na renda dos pequenos criadores, principalmente, porque são eles que detêm a maioria dos animais do rebanho no estado”, afirmou Carla Dantas.

 

O presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), Otávio Tavares, frisou a importância da campanha de vacinação para o país. “O Governo vai servir de referência para os demais estados que ainda enfrentam o problema com a doença e que não iniciaram a vacinação. Aqui há esse atrativo de o criador não pagar pela vacina”, disse.



 

O secretário-adjunto da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Márcio Rezende, ressaltou que o empenho da Seagri em dar melhor condição sanitária aos produtores contribui para a ampliação da produção da cultura suína.

 

“Conseguir chegar à quarta etapa de vacinação abre uma possibilidade no futuro para o estado de Alagoas produzir a sua própria proteína, demonstrando que a agricultura tem subido para a produção pecuária. Então, isso atrai investimentos para Alagoas e o Nordeste”, completou Rezende.



 

O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, disse que a 4ª etapa da campanha vai fomentar a cultura da suinocultura em Alagoas. “Nós podemos crescer com a agropecuária, sendo um estado livre da Peste Suína Clássica e, assim, novos investimentos deverão vir para Alagoas”, destacou.

 

Para o presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA, Adroaldo Hoffmann, a 4ª campanha vai agregar valor à proteína suína de Alagoas para o Brasil. “Com a vacinação, vamos garantir segurança alimentar e, também, agregar valor ao nosso produto. Parabéns, Governo de Alagoas!”, destacou.