24/08/2023 10:07 | SaúdeInfraestruturaAgricultura

Estado contempla 61 anos de Taquarana com ações em reforma agrária, infraestrutura e saúde

Governador Paulo Dantas ainda assinou convênios que vão beneficiar moradores da cidade com a geração de emprego e renda

Legenda: Governador Paulo Dantas assinou termo de doação de terras para movimentos sociais em Taquarana

Edvan Ferreira - Agência Alagoas

Marcelo Alves /Agência Alagoas

Empenhado na ampliação das ações que visam desenvolvimento e melhorias na qualidade de vida dos alagoanos, o governador Paulo Dantas contemplou, na quarta-feira (23), o município de Taquarana com investimentos nas áreas de infraestrutura, saúde e reforma agrária. Os benefícios, que vão proporcionar a geração de emprego para os moradores da região, marcaram as comemorações dos 61 anos de emancipação da cidade.

Para fomentar o acesso à terra, Paulo Dantas assinou a doação das fazendas Cajueiro do Caboclo e Olho d'Água de Luiz Carlos para os movimentos sociais que já estão há 15 anos acampadas  nas regiões. "A iniciativa de oficializar a titularidade das terras aos produtores rurais dos movimentos sociais tem o objetivo de dar dignidade e oportunidade para a agricultura familiar produzir alimentos de qualidade para que possam gerar a própria renda", destacou o governador.

Para a coordenadora nacional do Movimento Sem Terra, Débora Nunes, a doação das fazendas traz expectativa positiva para as famílias assentadas na região. "Vivemos nessas terras em assentamentos há quinze anos, mas agora teremos a possibilidade de realizar um trabalho de reforma agrária para produzirmos alimentos de qualidade e saudáveis", disse Débora.

Já o presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Jaime Messias, disse que a titulação das terras trará reflexos no âmbito social e vai favorecer o trabalho dos produtores rurais dos movimentos sociais. "A titulação das terras ajudará o desenvolvimento da agricultura familiar e vai contribuir com a melhoria na qualidade de vida. Vale ressaltar que Paulo Dantas dá seguimento à reforma agrária que nunca parou em Alagoas", destacou.

Durante discurso, o prefeito de Taquarana, Geraldo Cícero, destacou não somente os investimentos feitos pelo Governo do Estado, mas agradeceu todo o apoio recebido na gestão Paulo Dantas e enfatizou a importância da doação das terras para os movimentos sociais sem-terra, uma vez que, segundo ele, a agricultura familiar é responsável por 70% da produção de alimentos na cidade. “A doação das fazendas para os as famílias sem-terra é um reconhecimento importante para estes movimentos sociais e também é um reforço para a agricultura familiar de nossa cidade, já que vamos aumentar ainda mais a produção de alimentos saudáveis e de qualidade produzidos no campo”, disse.

Além disso, junto ao deputado Ronaldo Medeiros, o titular da Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, assinou o documento que sanciona o Projeto de Lei que institui a Semana da Feira da Reforma Agrária, sendo celebrado anualmente em setembro. O PL é de autoria de Medeiros.

Governador libera R$ 2 milhões para pavimentação

Ainda durante a solenidade, Paulo Dantas anunciou a contratação de oito técnicos agrícolas que trabalharão nas terras, bem como de dois servidores administrativos para atuar nos contratos com a prefeitura da cidade que deverá adquirir os produtos rurais para usar na merenda escolar.

O governador liberou ainda R$ 2 milhões em convênio para pavimentação de ruas, mais R$ 400 mil destinados à construção de Unidade Básica de Saúde Juazeiro.

O governador ainda contemplou cidade com a assinatura de Ordem de Serviço para a execução da segunda etapa do Programa Minha Cidade Linda e a inauguração de obras do Pró-Estrada. Os dois programas contam com investimentos do próprio Governo do Estado na ordem de mais de R$ 1,2 milhão e R$ 6,4 milhões, respectivamente.

Participaram ainda da solenidade os também deputados Alexandre Ayres e Galba Neto, o secretário especial de Estado de Obras, Alcides Tenório, e autoridades políticas da cidade e regiões vizinhas.