23/05/2023 11:38 | Planejamento e Gestão

Estado conquista duas premiações em área previdenciária

Alagoas Previdência obteve o 1º lugar em Destaque Brasil de Governança Previdenciária e em Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária


Com mais de 100 requisitos aprovados, a autarquia alagoana mantém a referência nacional em previdência

Ascom AL Previdência


Lílian Tourinho

A Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem) premiou, na terça-feira (23), a Alagoas Previdência com o primeiro lugar em duas categorias: Destaque Brasil de Governança Previdenciária e Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária.

 

A Associação, que promove a premiação anualmente, busca fomentar, identificar, incentivar, reconhecer e divulgar instituições que sirvam de referência no âmbito da governança e responsabilidade previdenciária. E a Alagoas Previdência despontou, pelo segundo ano consecutivo, com a primeira colocação nas duas categorias.

 

Para o presidente da Alagoas Previdência, Roberto Moisés, o prêmio só vem demonstrar que a autarquia está no caminho certo. “Neste ano, fizemos ajustes na governança e na gestão, e o resultado é que conseguimos obter a primeira colocação em duas categorias. Muito feliz com a conquista para Alagoas”, disse Moisés.

 

O prêmio é dirigido aos regimes próprios com Certificado de Regularidade Previdenciária vigente. Para isso, são avaliados dezenas de quesitos, segmentados em três grupos: Gestão Administrativa, Gestão Financeira e Atuarial e Gestão Previdenciária.

 

Com mais de 100 requisitos aprovados, a autarquia alagoana mantém a referência nacional em previdência. Um dos quesitos, por exemplo, o de Gestão Administrativa, atesta se a entidade tem certificação pró-gestão, regimentos internos, ouvidoria, site próprio, código de ética, CRP ativo, audiências públicas e se os conselhos realizam reuniões periódicas.

 

Para Roberto Moisés, a busca pela melhoria da gestão – com maior controle interno, governança, educação previdenciária e os esforços de ajuste fiscal e implantação da reforma da previdência estadual – contribui para a obtenção de premiações nacionais. 

 

“Estou convencido que o nosso trabalho tem dado frutos, e o mérito é de todos, diretoria, conselheiros e servidores, que fazem da Alagoas Previdência um regime próprio de excelência”, destacou Moisés. 

 

A entrega da premiação irá ocorrer durante o 56º Congresso Nacional da Abipem, em Foz do Iguaçu-PR, no mês de junho.