01/11/2023 15:26 | SegurançaInclusão Social

Estado assegura participação de egressos do Sistema Socioeducativo em cursos profissionalizantes

A qualificação profissional tem contribuído para a redução da reincidência infracional desse público


Ascom Seprev


Everton Dimoni / Ascom Seprev

Adolescentes e jovens egressos do Sistema Socioeducativo de Alagoas iniciaram, na segunda-feira (30), o curso profissionalizante de Construção Civil em Alvenaria e terão a chance de ingressar no mercado de trabalho com uma certificação de peso. Eles fazem parte da primeira turma formada exclusivamente por egressos, um avanço para a medida socioeducativa no estado.


Os cursos são oferecidos pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio de contrato com o Senai e o Senac, instituições de referência na formação de profissionais para o mercado de trabalho. A iniciativa do Governo do Estado já contemplou cerca de 120 socioeducandos em 2023 e tem se mostrado um instrumento valioso na redução da reincidência infracional desse público.


Otávio Rego, superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, ressalta que os cursos profissionalizantes vêm fortalecer o novo programa de acompanhamento dos egressos do Sistema Socioeducativo, denominado Pega a Visão. O intuito é promover a integração do adolescente/jovem egresso à sociedade e ao seio familiar, seu acesso a direitos fundamentais e, principalmente, alternativas distintas ao ato infracional.


“Quando o adolescente deixa a medida socioeducativa, ele continua sendo acompanhado pela equipe do programa Pega a Visão e a partir de agora terá a oportunidade de se capacitar para a vida profissional. Essa preparação para o mercado de trabalho amplia as chances de uma reinserção social efetiva, na medida em que promove empregabilidade, geração de renda e o protagonismo dos adolescentes, tornando-os agentes transformadores de sua realidade”, afirma Otávio Rego.


A coordenadora-geral do programa de acompanhamento de egressos, Samylla Gouveia, explica que Alagoas é o primeiro estado do Brasil a contemplar 100% dos municípios com a assistência pós-medida, consolidando o projeto de vida dos egressos, estimulando seu desenvolvimento, garantindo direitos e prevenindo que os mesmos voltem a conflitar com a lei.


“O programa Pega a Visão busca a inclusão social e profissionalizante desses jovens. É um marco histórico para o Estado de Alagoas e para o nosso sistema socioeducativo. Com isso estamos fortalecendo o trabalho de prevenção a violência, uma vez que a capacitação profissional irá impedir que o jovem retorne ao sistema socioeducativo ou vá para o sistema prisional, caso seja maior de idade. Para nós é uma grande satisfação implantar esse programa de forma a contemplar os 102 municípios alagoanos”, disse a coordenadora.