08/05/2023 16:55 | Cultura

Está aberta a programação comemorativa ao Dia Alagoano do Teatro

Ascom Diteal

Chegou o grande dia! Está na hora do público conferir todas as atrações da semana em comemoração ao Dia Alagoano do Teatro. A Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) preparou uma programação intensa e diversificada para abraçar diversos segmentos da arte de Alagoas.

A partir das 10h, desta terça-feira (9), o Clube do Jazz de Maceió fará um ensaio aberto na Sala de Música do Complexo Cultural Teatro Deodoro. O público poderá ver mais de perto o processo criativo de um dos grandes expoentes da música instrumental alagoana/brasileira. Será um momento mais descontraído, onde também será possível ver os músicos por uma outra ótica, fora da pressão do palco.

Do outro lado do complexo, no Teatro Deodoro, o gabaritado ator Chico de Assis estará com seu espetáculo Chico de Assis conta Jorge de Lima e Invenção da Poesia. Serão três sessões ao longo do dia, às 9h, 14h e 19h. O espetáculo é aberto ao público e a classificação indicativa é de 10 anos.

O espetáculo contado pelo ator Chico de Assis tem a participação da atriz, coreógrafa e dançarina afro Nany Moreno, e do músico percussionista Wilson Santos. Juntos, eles narram a trajetória do escritor desde sua infância em União dos Palmares, as múltiplas faces de Jorge de Lima, como tradutor, pintor, escultor, os muitos eventos culturais e relações com personalidades do movimento modernista no seu consultório médico no centro do Rio de Janeiro recheado de poemas, imagens e sons.

Chico de Assis conta Jorge de Lima e Invenção da Poesia é um espetáculo multimídia com dramaturgia do próprio Chico de Assis. Composto pela encenação de Marco Antonio Campos e a preparação do ator de Daniela Beny e Antonio Henrique. A trilha sonora original é de Wilson Santos, enquanto que  os arranjos são de Kaw Lima. A cenografia e os figurinos ficaram por conta de Synara Holanda e Marco Antonio de Campos, Vídeos. Mídias, Designer Gráfico e Cenotecnia são de responsabilidade de Erick Silva

“Esse espetáculo será uma troca de saberes minha com Igbonam Rocha, Wilson Santos, Marco Antônio e Nany Moreno, numa celebração do teatro. Sendo os 130 anos de Jorge de Lima é ainda mais gratificante e ainda mais sendo na principal casa de espetáculos de Alagoas é um prazer, uma satisfação imensa de estar compartilhando desse momento, Salve Jorge!" destaca o ator Chico de Assis.

Haverá  também um espaço para estreias nesta programação, a começar pela Orquestra Filarmônica de Alagoas, com a nova série “Câmara” que será apresentada no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, às 19h30. Na ocasião, todos pagam meia-entrada, com ingressos custando R$20,00, com vendas pelo link https://www.sympla.com.br/evento/serie-camara/1981213.

A Série de Câmara é uma excelente oportunidade para quem deseja apreciar música clássica para pequenas formações instrumentais. Para a estreia a Filarmônica de Alagoas vai contar com a presença do quarteto de cordas da filarmônica de Alagoas, formado pelos músicos Thiago Herculano, Jamersson Melo, Olivio Fernandes e Lenivaldo Neto. O programa será com Alberto Nepomuceno, G. Gerswin, V. Monti e Carlos Gardel. O concerto será comentado e terá duração de 50 minutos.

“É uma oportunidade bem interessante para o público que quer consumir música clássica. A gente está muito feliz de termos sido convidados, principalmente nessa semana em comemoração ao Dia Alagoano do Teatro. Estamos preenchendo essa programação, isso só mostra o quanto a música em Alagoas é forte. Artistas e grupos 'vestem essa roupa’ de trazer sempre repertórios, propostas, trazer qualidade artística para o nosso público que a gente tanto estima. Temos que ter esse compromisso de trazer sempre o melhor para eles”, comenta o maestro Luiz Martins.

Entre essas apresentações, no Foyer do Teatro Deodoro, hall de entrada, haverá uma exposição intitulada Jorge de Lima - Um Linha do Tempo que traça  uma linha do tempo, sobre a vida e obra de Jorge de Lima. A exposição é aberta ao público e ficará à mostra apenas na terça-feira.

Serviço:

O que: Primeiro dia da programação do Dia Alagoano do Teatro

Espetáculos: Ensaio Aberto Clube do Jazz de Maceió,  “Chico de Assis conta Jorge de Lima e Invenção da Poesia”, Série “Câmara” Orquestra Filarmônica de Alagoas, exposição Jorge de Lima - Um Linha do Tempo”

Quando: Terça-feira, 9/5, a partir das 9h

Onde: Complexo Cultural Teatro Deodoro

Entrada franca para todos os espetáculos, exceto para a Filarmônica

Ingressos para o concerto da série Câmara: https://www.sympla.com.br/evento/serie-camara/1981213