17/10/2023 10:54 | Cultura

Espetáculo “Selma Britto in concert” tem única apresentação no Teatro Gustavo Leite

Concerto será marcado por homenagens e participações especiais, e acontece nesta terça-feira (17), às 20h

Selma Teixeira Britto é alagoana, pianista e professora

Ascom Secult

Ryan Charles / Ascom Secult com assessoria

Grande referência da música clássica do nosso estado, a pianista Selma Britto reúne amigos em concerto musical “Selma Britto In Concert”. O evento acontece nesta terça-feira (17), às 20 horas, no palco do Teatro Gustavo Leite, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, e sua bilheteria será revertida em doações para casas de idosos.

O concerto é uma realização do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), com apoio da Vice-governadoria, Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur) e Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz), com produção de Weldja Miranda. No espetáculo musical, o público é convidado a fazer um passeio pela trajetória artística da pianista alagoana em diferentes fases. Sob a regência do maestro e arranjador Almir Medeiros, o espetáculo reúne cerca de 40 músicos, de todas as gerações.

“Produzir o Espetáculo ‘Selma Britto In Concert’ é traçar, de certa forma, uma trajetória de vida de uma mulher totalmente diferenciada, dona de uma autoafirmação, resiliência e determinação, que pouco vemos. É um aprendizado diário. Aprendo mais ainda com ela e com o maestro Almir Medeiros. Vale salientar que os dois têm sinergia no olhar, tamanha a empatia e respeito profissional de ambos, além da grande amizade”, ressalta a produtora Weldja Miranda.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, reafirmou a artista como uma das grandes representantes culturais do Estado. “Será um momento único e de celebração da carreira de Selma Brito. A presença de figuras como Selma na cultura de Alagoas é de importância indiscutível. Ela não apenas enriquece nossa herança cultural, mas também serve como uma inspiração para as gerações presentes e futuras. Através de sua arte e dedicação, Selma Brito é uma referência”, destacou Mellina Freitas.

O evento é uma iniciativa solidária aberta ao público. Para garantir sua entrada, basta trocar um kit de higiene para idosos por um ingresso nos seguintes locais: Minha Cafeteria (Maceió Shopping), Club Lyon (Av. Amélia Rosa, 664 - Jatiúca), Cabeleireiro Paulo Ariza (Av. Amélia Rosa, 1304 - Jatiúca), Fan/FGV (Rua Barão de Jaraguá, 254 - Jaraguá) e Estúdio Nina (Rua Durval Guimarães, 601 - Ponta Verde).

Trajetória

Selma Teixeira Britto é alagoana, pianista e professora. Começou sua formação com Hilda Calheiros Teixeira, sua mãe, uma mulher extraordinária à frente de seu tempo, e depois passou pela Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, em Salvador, que à época atraía os nomes mais importantes do erudito internacional.

A pianista é detentora da Comenda Desembargador Mário Guimarães, honraria outorgada pela Câmara Municipal de Maceió. Em 20 de novembro de 2005 recebeu do Governo do Estado de Alagoas a Comenda da Ordem do Mérito dos Palmares pelos relevantes serviços prestados à cultura em Alagoas. É membro da Academia Maceioense de Letras, ocupando a cadeira de nº 21; da Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro – Núcleo de Alagoas; do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGA), cadeira nº 35.

Selma foi responsável, por mais de 17 anos, pelo Concerto aos Domingos, no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, além de apresentar sua arte em grandes concertos, nos teatros, ao lado das maiores orquestras, bem como nos encontros dos chorões e nas rodas do samba da periferia.