14/02/2023 09:38 | Cultura

IMPERDÍVEL

Espetáculo “Mestre Paulo” estreia para professores da rede pública de ensino

Com apoio do Governo de Alagoas e inspirada na pedagogia do educador Paulo Freire, peça será apresentada em escolas nesta terça (14)

Espetáculo “Mestre Paulo” volta à cena na programação de estudos da Escola Municipal Luiza Oliveira Suruagy e da Escola Estadual Guedes Nogueira nesta terça-feira (14)

Ascom Secult

Isabela Souza

Depois de duas apresentações em 15 e 19 de dezembro de 2022, o espetáculo “Mestre Paulo”, produzido pela Associação Teatral Nêga Fulô, volta à cena, desta vez dentro da programação de estudos da Escola Municipal Luiza Oliveira Suruagy e da Escola Estadual Guedes Nogueira, ambas em Maceió. As apresentações ocorrem nesta terça-feira (14), às 14h e 18h.

Com incentivo do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, via Prêmio Eric Valdo, da Lei Federal Aldir Blanc Alagoas, “Mestre Paulo” é o resultado de uma pesquisa na área da educação a partir de vivências e estudos de Regis de Souza, ator, pesquisador e arte educador alagoano.

O espetáculo é uma dramatização de histórias de estudantes e professores que o artista colheu em suas pesquisas de campo.

“Mestre Paulo é um compilado de percepções, observações e vivências adquiridas nos últimos anos na educação Municipal e Estadual de Alagoas. O projeto foi inspirado na pedagogia amorosa, libertadora e transformadora de Paulo Freire”, relata Regis, que produz e atua na montagem.

Paulo Freire, que em 2021 completaria 100 anos de vida, foi um filósofo e educador pernambucano que idealizou a alfabetização como um processo de libertação para posterior transformação — mais do que aprender a ler e a escrever, as pessoas aprendem um processo de leitura do mundo.

Ainda de acordo com Regis de Souza, “Mestre Paulo” pretende atingir educadores e consequentemente estudantes alagoanos com o objetivo de ampliar e aprofundar a discussão em torno do papel da educação para um mundo mais humano, respeitoso, livre, crítico e sustentável.

“A democratização do conhecimento é essencial para o desenvolvimento educacional de uma nação”, explica o arte educador. “Por isso, para compreensão do legado Freiriano, é fundamental promover ações teatrais que contribuam para a melhora do ensino e da aprendizagem em meios acadêmicos, culturais e populares do campo e da cidade”, conclui.

A série de apresentações continuará acontecendo durante o atual semestre da rede pública de educação em cidades como Maceió, Pilar e Rio Largo.

Ficha Técnica:

Pesquisa e Dramaturgia – Regis de Souza