01/06/2023 17:04 | Educação

Escolas têm até segunda-feira (5) para se inscreverem na edição 2023 da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas

Credenciamento deve ser pelo portal www.obfep.org.br


Olimpíada abrange do 9º ano ao ensino médio


Ana Paula Lins / Ascom Seduc

Escolas públicas de Alagoas têm até a próxima segunda-feira (5) para se inscreverem na edição 2023 da Olimpíadas Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). O cadastro deve ser efetuado no portal da olimpíada (www.obfep.org.br) pelo professor credenciado pela escola, que fará a inscrição da sua escola e dos estudantes.


Podem participar da OBFEP alunos regularmente matriculados no 9º ano do ensino fundamental e na 1ª , 2ª , 3ª e 4ª – caso houver – séries do ensino médio. Também podem ser inscritos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir do 2º segmento do ensino fundamental (8º e 9º anos) e ensino médio.


Alagoas

Em Alagoas, a olimpíada é coordenada pelo Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretarias Municipais de Educação (Semeds) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal).  Em 2022, 98 escolas públicas se fizeram presentes na primeira etapa da olimpíada no estado. Ao todo, 28.176 estudantes foram inscritos na competição.


Segundo dados da coordenação estadual da OBFEP, em 2022, Alagoas foi o segundo estado do Brasil - e o segundo do Nordeste - com o maior número de estudantes cadastrados na olimpíada na primeira fase, ficando atrás apenas do Ceará. Dos 28.176 inscritos no estado, 21.869 foram alunos da rede estadual, o que equivale a aproximadamente 78% de todos os participantes da competição. Além disso, das 98 escolas participantes na primeira etapa, 84 foram da rede estadual, o que representa 86% das instituições cadastradas no evento.