29/03/2023 18:21 | Educação

Escolas podem agendar sessões de planetário no Cepa

Agendamentos podem ser feitos via whatsapp pelo telefone 99981-5724


Professor Adriano Aubert recebe alunos do Moreira e Silva no observatório

Thiago Ataíde / Ascom Seduc


Ana Paula Lins / Seduc

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do seu Centro de Ciência e Tecnologia (Cecite), está com sessões do planetário do Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL), no Cepa, disponíveis para toda a comunidade educacional. Escolas públicas e privadas interessadas em participar das sessões podem agendá-las via whatsapp com o professor Adriano Aubert pelo número (82) 99981-5724.


De acordo com Aubert, as sessões para as escolas acontecem sempre às segundas, quartas e sextas-feiras nos turnos matutino e vespertino a partir das 9h (manhã) e 15h (tarde). “Dependendo da demanda, podemos realizar até quatro sessões por dia”, informa.


Durante as sessões, promovidas por meio de parceria entre o Observatório Astronômico/Cecite e a Usina Ciência da Universidade Federal (Ufal), é exibido um vídeo de 30 minutos, onde o participante terá uma experiência interativa dos principais fenômenos do universo, a exemplo de cometas, meteoros e constelações.


Aula diferente

Os estudantes da 1a série do ensino médio da Escola Estadual Moreira e Silva, no Cepa, participaram de uma das sessões do planetário. Para os adolescentes, foi a chance de ter uma aula diferente e vivenciar, na prática, conteúdos de disciplinas como matemática, física e geografia.


Maria Eduarda da Silva Costa era uma das mais empolgadas. Apaixonada por astronomia, a garota acompanhou atenta a cada momento da projeção e, junto com seus colegas, participou de uma sessão de observação.


“Desde criança tenho interesse por astronomia. Quero fazer faculdade nessa área e meu sonho é adquirir um telescópio. Gostei muito da aula de hoje e pretendo voltar para outras sessões com minha amiga”, adianta a garota, referindo-se às sessões do planetário promovidas no Observatório Genival Leite Lima (OAGLL) aos sábados.


Acompanhando a turma, o professor de matemática Deives Cidrim diz que as sessões do planetário permitem aos educadores reforçar o que se aprende em sala de aula, mas sob uma perspectiva diferente. “Por meio da astronomia, posso conversar com meus alunos sobre como calcular as dimensões de um planeta ou quanto é a distância em anos-luz. É uma experiência que recomendo a todos os meus colegas”, destaca. 


Deives lembra ainda que, na adolescência, foi aluno do professor Adriano Aubert que, para ele, é uma inspiração. “Adriano foi meu professor de física no ensino médio, lá na Escola Estadual Salete de Gusmão. Hoje, quando trago meus alunos ao Observatório, quero homenageá-lo também, inspirar outros jovens assim como ele me inspirou”, frisa.


Diretora-adjunta do Moreira e Silva, Ofélia Altoé ressalta que ter um observatório astronômico dentro do Cepa é um privilégio. “É um ambiente de aprendizagem diferenciado com recursos que permitem ao professor sair da rotina e colocar em prática o que se explana em sala de aula. Tudo isso dentro de um espaço muito bem localizado na nossa capital e, ainda por cima, dentro do Cepa”, afirmou.


Aos sábados

Além dos agendamentos para as escolas, o OAGLL/Cecite promove, todos os sábados, sessões do planetário gratuitas e abertas ao público em geral. As exibições têm início às 19h. “As sessões do planetário são uma experiência fantástica. Elas nos permitem conhecer melhor o nosso universo. Além disso, possuem um cunho educativo, propiciando uma percepção muito mais ampla do céu e do espaço. Por isso, recomendo a todos que gostam de astronomia a se inscreverem”, destaca Andréa Maciel, gerente especial de Inovação Tecnológica para Educação