22/12/2023 15:04 | Educação

Escola Estadual Vitorino da Rocha celebra sexta edição do Natal dos Sonhos

Evento festejou a data e debateu temas sociais com os alunos

Evento festejou a data e celebrou a data e debateu temas sociais com os alunos

Thiago Athaíde / Ascom Seduc

Cecília Calado (Sob Supervisão) / Ascom Seduc

O Natal está chegando e, para comemorar a data, a Escola Estadual Vitorino da Rocha, de Maceió, promoveu a sexta edição do Natal dos Sonhos. A celebração resgata para a comunidade escolar a magia e o sentido do Natal com atividades lúdicas, danças, peças teatrais e entrega de presentes.

Todos os anos, parte da festividade também aborda um tema de cunho social, desenvolvido ao longo dos bimestres, a fim de quebrar estereótipos e estreitar o debate entre os alunos. O tema deste ano foi sobre o respeito ao próximo e o papel da mulher na sociedade, debatido no início do evento, junto aos alunos e responsáveis.

Segundo a diretora Nara Ramalho, o Natal dos Sonhos surgiu da ideia de um Projeto Integrador (PI), atividade do ensino integral que promove ações para a transformação e fortalecimento de laços entre escola  e comunidade.

“Esse Natal veio de um PI que fizemos há 6 anos. Todos os nossos projetos integradores são ligados à questão dos valores, do bom uso da fala e de como tratar o colega com respeito. O papel das mulheres, por exemplo, foi o eixo central de 2023, então a gente mostrou aos alunos que a mulher, independente de cor e raça, tem que ser respeitada e valorizada. Como acontece no final do ano, essa festa representa também a culminância de todas as ações que a escola fez no decorrer do ano”, explica emocionada.

Para o coordenador pedagógico, Marcus Affonso, a escola se destaca porque todos os anos faz questão de proporcionar a magia do Natal para as crianças. “O Natal da Vitorino é sempre garantido. Se faltar alguma coisa em casa, a escola cumpriu o seu papel e será lembrada por isso. Esses momentos fazem parte das melhores memórias da criança”, frisa.

Premiações

A gestora geral e o coordenador pedagógico aproveitaram a ocasião para também homenagear os estudantes que se destacaram na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas Mirim (OBMEP Mirim). No momento, foram distribuídas quase 200 medalhas entre ouro, prata e bronze.

James Willames é aluno do 2º ano do Ensino Fundamental e ficou em 1º na OBMEP Mirim, ganhando medalha de ouro. A avó, Maria Aparecida, comemora orgulhosa o feito. “Para mim, essa medalha e esse certificado são sinais de trabalho cumprido, que o ano letivo valeu a pena. Eu acredito demais no poder na educação”, afirma.

Outro estudante que foi homenageado é Lucca Miguel, também do 2º ano, que recebeu medalha de prata. A mãe relata a importância de momentos lúdicos como o Natal dos Sonhos, dentro do ambiente escolar. “Esses momentos são importantes para nossas crianças, elas precisam disso, precisam brincar, comemorar e se divertir. Estou muito feliz de ver meu filho evoluindo”, diz Luana Leopoldino.

Lucca relata que ama o Natal dos Sonhos e espera ansiosamente para que o dia da festa chegue. “Eu vou brincar com meus colegas, lanchar e fazer as apresentações do Natal. Estava ansioso para chegar esse dia”, revela.

A gestora escolar finaliza afirmando que é de grande importância escolher esse momento oportuno do Natal, em que estão presentes os responsáveis, para homenagear os alunos fazendo a entrega das medalhas. “É uma forma de valorizar aquele estudante que se dedicou e incentivar os outros, para que eles se interessem, e no próximo ano, ganhem também esse destaque”, pontua Nara.