19/02/2024 18:05 | Educação

Escola Estadual de Alagoas conquista segundo lugar no Programa Escolas Criativas

Escola Lafaiette Belo, de Maceió, teve a segunda melhor votação, com 8.974 votos

Premiação acontece em São Paulo, no mês de março

Thiago Athayde/Ascom Seduc

Camylle Vitória (Sob Supervisão) /Ascom Seduc

A Escola Estadual Jornalista Lafaiette Belo, de Maceió, conquistou premiação no Programa Escolas Criativas, iniciativa da Fundação Lemann e da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC) que reconhece práticas inspiradoras de escolas públicas brasileiras. A unidade alagoana teve 8.560 votos e ficou em segundo lugar entre os dez projetos mais votados do programa. A entrega do prêmio será no dia 24 de março em São Paulo.

O resultado oficial foi divulgado nesta segunda-feira (19) na página do programa no Instagram (@programaescolascriativas).  A escola receberá um Kit Formativo, composto por uma variedade de materiais que possibilitam o desenvolvimento de projetos e experiências em Aprendizagem Criativa, como computação criativa, prototipagem analógica e digital, eletrônica básica, robótica livre, narrativas e outros. A diversidade e quantidade permitem a utilização por mais de uma turma na mesma escola, em propostas coletivas.

Na cerimônia de entrega do prêmio, a escola será representada pelos diretores Shirley Moura e Alan França e pelo articulador de ensino Diego Nascimento, os quais participarão de um encontro presencial em março de 2024 e receberão o prêmio.

"Estamos muito entusiasmados por representar a Rede Estadual de Alagoas nesta premiação e felizes por saber de toda a mudança que o projeto proporcionou na vida dos nossos alunos. Torcemos para que o projeto inspire mais pessoas" relata Alan França, um dos diretores da escola.

Projeto Aluno Monitor - Com o projeto “Aluno Monitor: O Protagonismo Estudantil em Ação na Escola e Comunidade”, a Escola Estadual Jornalista Lafaiette Belo, fez dos estudantes parceiros da gestão e organização da unidade de ensino, fortalecendo o protagonismo juvenil.

O projeto funciona da seguinte maneira: dois a quatro estudantes por turma são selecionados para atuarem como alunos monitores no contraturno de suas aulas a partir de critérios como comportamento e desempenho. Dentre outras funções, eles gerenciam a sala na ausência do professor, organizam o ambiente e fornecem feedback à coordenação. Além disso, auxiliam na organização da escola em horários não letivos. A ação trouxe melhorias significativas na organização escolar e no comportamento dos estudantes, promovendo uma mudança cultural na escola.

Além da Lafaiette Belo, Alagoas foi premiada com projetos de duas escolas da rede municipal de Coruripe: “Meu Artesanato não pode Morrer”, da Escola Municipal de Educação Básica Francisco Amálio Maria e o projeto de beleza afro “Minha cor, meu Cabelo, sou Resistência”, da Escola Municipal de Educação Básica Santa Terezinha.

Já a Escola Estadual Laura Chagas, de Santana do Ipanema, ficou entre os 30 finalistas do prêmio com o projeto “Festival de Scratch”.