01/11/2023 15:27 | Assistência SocialCidadania

Equipe Social do Ronda no Bairro inicia horário estendido com busca ativa em diversas praças

Para realizar o trabalho, uma guarnição operacional acompanha os psicólogos e assistentes sociais até a meia noite


Psicólogos e assistentes sociais receberam suporte de uma guarnição operacional do programa

Ascom / Ronda no Bairro


Luciano Milano / Ascom Ronda

A Equipe de Articulação e Mobilização Social do Ronda no Bairro iniciou, na terça-feira (31), as atividades no horário estendido das 17h à meia-noite, com um trabalho de busca ativa nas principais praças do Centro e orla marítima: Sinimbu, Deodoro,  Martírios, Faculdade e Posto 7. Uma guarnição operacional do programa deu suporte aos psicólogos e assistentes sociais.

 

Chefe da Equipe Social, Vanessa Castro detalhou como foi o primeiro dia de horário estendido com as pessoas em situação de rua e apontou, entre os lugares visitados, a praça Sinimbu como a de maior risco e vulnerabilidade social.

 

“A primeira impressão foi bastante positiva, porque tivemos como retorno a aceitação por parte da população atendida. Porém, o maior risco de vulnerabilidade identificado está na praça Sinimbu, no Centro. É um local que requer uma atenção e um cuidado a mais na abordagem, nas informações e na aproximação, para desenvolvermos o trabalho mais assertivo junto as pessoas que estão naquele local em situação de rua”, destacou.

 

Vanessa Castro explicou que, durante a busca ativa, os profissionais se dedicaram a compartilhar com o público-alvo informações importantes sobre os serviços fornecidos pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio das suas superintendências Ronda no Bairro, Rede Acolhe e Casa de Direitos, além de informá-los sobre o novo horário estendido.

 

“Estamos comprometidos em garantir que as pessoas estejam cientes dos recursos disponíveis e acessíveis a elas, para que possam atendê-las em suas demandas”, explicou Vanessa Castro.