07/02/2024 12:07 | Saúde

Equipe multidisciplinar do HEA participa de treinamento sobre Terapia Nutricional

Os treinamentos têm como objetivo discutir os principais temas associados à terapia nutricional, visando alinhar condutas implementadas na unidade


Os treinamentos buscam alinhar as estratégias de tratamento dos pacientes por meio da terapia nutricional

José Gabriel / Ascom HEA


Tony Medeiros / Ascom HEA

A busca por excelência na assistência à saúde é um compromisso contínuo no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. A Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN), composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas e farmacêuticos, está promovendo uma série de treinamentos para qualificação e melhoria nos atendimentos aos pacientes.

 

De acordo com Gerciano Carvalho, médico-nutrólogo e coordenador da EMTN, os treinamentos têm como objetivo discutir os principais temas associados à terapia nutricional, visando beneficiar os pacientes e alinhar condutas para solucionar possíveis entraves na assistência. Ele ressalta a importância da nutrição na recuperação do paciente, destacando que uma boa alimentação está diretamente associada à redução de complicações e mortalidade.



 

“Nestas oficinas a gente discute os principais temas associados à terapia nutricional e como a gente pode beneficiar os pacientes com a nossa prática, alinhar e solucionar problemas. A nutrição é indispensável para a recuperação do paciente. Uma boa nutrição está associada à redução de complicações, redução de mortalidade", enfatizou o médico Gerciano Carvalho.

 

Além disso, segundo ele, os treinamentos envolvem reuniões com profissionais que estão diretamente ligados na assistência nutricional aos pacientes. “O objetivo é renovar e consolidar conhecimentos relacionados à administração da dieta para garantir que o paciente receba os nutrientes prescritos”, afirmou.

 



Sheyla Barbosa, enfermeira e coordenadora da equipe técnica de enfermagem na EMTN, destaca a importância da qualificação da equipe para oferecer uma assistência mais segura e de qualidade. “A ideia desses treinamentos é qualificar a equipe para que a gente possa prestar uma melhor assistência aos nossos pacientes, sempre com mais segurança e qualidade. É um momento para tirar dúvidas sobre as práticas diárias, tanto na teoria quanto na prática. O objetivo é aperfeiçoar e fazer ainda melhor sempre”, declarou Sheyla Barbosa.

 

Para a diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque, a formação continuada da equipe multidisciplinar é o ponto fundamental para garantir uma assistência eficiente aos pacientes, principalmente no âmbito da terapia nutricional, importante para a recuperação das pessoas enfermas. “Esta preocupação em cada etapa do tratamento mostra toda a preocupação e o compromisso dos nossos profissionais com o bem-estar dos pacientes. Seguimos sempre com a meta de salvar vidas”, disse.