13/03/2023 17:32 | Meio Ambiente

Equipe do projeto Alagoas Mais Verde planta árvores em Maceió

Exemplares de espécies significativas, como a Craibeira, foram plantadas no canteiro central da Avenida Fernandes Lima, em Maceió


Canteiro central da Fernandes Lima recebeu 160 mudas de espécies oriunda do bioma Mata Atlântica

Ascom IMA


Ascom IMA

Para descansar, melhorar a temperatura, abrigar pessoas e ninhos de passarinhos, encantar durante o florescer, produzir frutas e frutos. Para tudo isso e muito mais existem as árvores, com certeza figurando entre as mais simbólicas representantes da natureza. Nas áreas mais urbanas há quem se incomode com as raízes ou com as folhas a se espalharem pelo chão. O certo é que com elas todo o ambiente fica mais agradável.

 

Pensando nisso, a equipe do projeto Alagoas Mais Verde, do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), replantou 160 mudas no canteiro central, localizado na Avenida Fernandes Lima, em Maceió. Oriundas do bioma Mata Atlântica, foram escolhidos exemplares de Ipê-rosa, Ipê-amarelo-cascudo, Ipê-roxo, Sabonete, Craibeira, Pata-de-vaca, Baracuina.



 

A iniciativa se deu após uma vistoria realizada na área do canteiro central, desde a praça Centenário até o Aeroporto, quando foram verificadas que algumas espécies haviam sido suprimidas. Pensando no bem-estar da população houve o plantio de novas mudas.

 

Projeto

 

O Alagoas Mais Verde existe desde 2015 e tem como objetivo arborizar ainda mais os municípios alagoanos e recuperar áreas desmatadas com o plantio de mudas de árvores nativas.

 

O projeto já contemplou os 102 municípios alagoanos e, em junho de 2021, a iniciativa bateu a meta de um milhão de mudas plantadas em Alagoas. Para celebrar este marco, uma craibeira (Tabebuia Aurea), árvore símbolo do Estado, foi plantada na Área de Proteção Ambiental (APA) do Catolé, em Fernão Velho.