22/06/2023 18:26 | Gestão e FinançasDesenvolvimento Econômico

Equipe da Sefaz participa de debate sobre a reforma tributária com o setor produtivo

Oportunidade tratou das mudanças que a reforma pode trazer para Alagoas e como o estado tem sido protagonista nacional no assunto


Na oportunidade, foi apresentado o livro “Dos Nós às Contas: Alagoas costura uma nova história" para todos os empresários no local

Matheus Guilherme


Tatyane Barbosa e Victor Xavier

A equipe da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) participou de uma mesa de conversa sobre reforma tributária com o setor produtivo. A iniciativa ocorreu nesta quinta-feira (22) na Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), em Maceió. Estiveram presentes a secretária especial do Tesouro Estadual, Monique de Assis, o secretário especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy, a secretária executiva de Gestão Interna, Paloma Tojal, e os auditores fiscais, Marcelo Sampaio e Marcos Dattoli.


Foram discutidas quais mudanças a reforma pode trazer para Alagoas e como o estado tem sido protagonista nacional no assunto. Na ocasião, o gerente executivo de economia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Mário Sérgio Telles, falou sobre os benefícios da reforma tributária para a economia brasileira. O secretário Francisco Suruagy destacou o excelente trabalho da secretária da Fazenda, Renata dos Santos e dos auditores fiscais, Marcelo da Rocha Sampaio e Marcos José Dattoli, que teve grande colaboração em definir o estado de Alagoas à liderança na área de reforma tributária no nordeste.


“O estado de Alagoas é favorável às premissas da reforma, como simplificação, racionalização e unidade. Aqui, foi uma grande oportunidade para entender qual a proposta da CNI e do estado, percebendo que as duas convergem em prol de uma tributação justa e eficaz, buscando favorecer a população com entregas positivas”, enfatiza. O presidente da Fiea, José Carlos Lyra, frisa que a parceria entre a Sefaz e o setor produtivo é fundamental para o desenvolvimento do estado e que o momento proposto foi muito oportuno.


“A palavra de ordem é reforma tributária. Para o país voltar a crescer, precisamos aprovar a reforma tributária. Ainda mais nesse momento que sabemos que Alagoas está sendo muito bem representada na discussão nacional pela secretária Renata Santos. Isso deixa o empresariado mais tranquilo, por ver que está caminhando e torcemos pela aprovação”, afirma.



Livro “Dos Nós às Contas”

Na oportunidade, a secretária Paloma Tojal apresentou o livro “Dos Nós às Contas: Alagoas costura uma nova história" para todos os empresários no local e agradeceu pela contribuição de todos na história das políticas públicas do estado. “O livro conta a história de como as políticas públicas começaram a mudar a economia do estado de Alagoas nos últimos anos, o lado dos gestores, as burocracias e os problemas enfrentados para que essas políticas saíssem do papel, e também a história das pessoas que receberam essas políticas. É muito importante ter essa consciência geral,”, ressalta.


Coordenado pela jornalista Patrícia Guimarães Gil, o livro expõe com detalhes os ajustes necessários para investimentos em políticas estruturantes, bem como desenvolvimento econômico e fiscal visando acabar com as desigualdades sociais e gerar impactos positivos na população alagoana no período de 2015 a 2022. A obra mostra como a administração pública alagoana conseguiu construir um novo momento de solidez fiscal abrindo alicerce para implementação de políticas sociais sustentáveis.  Disponível para venda no Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, localizado na Rua do Sol, 382 – Centro.