24/10/2023 14:52 | Direitos HumanosComunicação

Equipe da Secretaria de Ressocialização é convidada a fazer a comunicação de evento no Rio

Encontro reúne profissionais que atuam na área de educação prisional em todo país


Equipe de comunicação esteve presente em todo planejamento do evento

Ascom Seris


Regina Carvalho / Ascom Seris

O trabalho da equipe de Comunicação da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) levou o Governo Federal a formalizar um convite aos profissionais que atuam em Alagoas para produzir o Encontro Nacional de Educação para Jovens e Adultos em situação de prisão, no Rio de Janeiro.


Convite aceito, a equipe de comunicação da Seris participou desde a identidade visual do evento até a cobertura do encontro, que ocorre até esta terça-feira (24), na Biblioteca Parque Estadual.


Do planejamento do evento à comunicação, cerimonial e redes sociais, todo o processo passou pela equipe de comunicação da Seris. O trabalho dos profissionais foi elogiado pela Secretaria Nacional de Políticas Penitenciárias (Senappen), órgão federal que integra o Ministério da Justiça e Segurança Pública.


O convite à equipe – que tem à frente a jornalista e policial penal Mônica Cavalcante – foi feito há alguns meses, e contou com o apoio do secretário Diogo Teixeira, titular da Seris, que deu o suporte para que a equipe pudesse realizar o trabalho no Rio de Janeiro.


O evento




O encontro nacional tem como meta compartilhar experiência sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) dentro das unidades prisionais, área que o sistema prisional alagoano tem conseguido destaque nacional. Um exemplo disso é que desde 2022, a Seris conseguiu aumentar em 159% o número de reeducandos em processo de alfabetização dentro do sistema prisional.


A diretora de Políticas Penitenciárias da Senappen, Cintia Rangel, explicou o objetivo do encontro e os resultados esperados após o intercâmbio de experiência promovido pelo evento. “Ao final deste encontro nós queremos reforçar o nosso compromisso com a educação em ambientes prisionais, reforçar a ideia de que precisamos atuar em rede, e de que sim, a educação é a forma mais evidente de transformação do indivíduo e de ressignificação de vidas”, concluiu a diretora.


Nesta terça-feira (24), estão sendo abordados temas como a experiência de EJA integrada à educação profissional e tecnológica nas prisões, entre outras temáticas da área de educação prisional.