21/11/2023 18:01 | Meio Ambiente

Equipe da Secretaria de Meio Ambiente embarca na maior jornada científica e educativa de Alagoas

Lançada nesta terça-feira (21) em Piranhas, evento acontece até o dia 30, e percorrerá 7 municípios de Alagoas

Secretaria Amélia Fernandes em ação no Rio São Francisco

Ascom Semarh

Maria Villanova / Ascom Semarh

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) está pronta para embarcar na maior jornada científica e educativa de Alagoas: a Expedição Científica do Rio São Francisco. Entre os dias 21 e 30 de novembro, as equipes da Superintendência do Meio Ambiente (SMA), Superintendência de Recursos Hídricos (SRH) e da Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (Spden) percorrerão cidades ribeirinhas, promovendo uma jornada de conhecimento.

O evento, organizado pela Universidade Federal de Alagoas, já está em seu sexto ano, e incentiva a pesquisa científica, impactando diretamente na vida da população que vive nas cidades margeadas pelo rio. Os dados e as análises realizadas são utilizados para a promoção de políticas públicas voltadas para saúde, educação, meio ambiente, entre outras.

“A Semarh celebra a parceria com a Ufal e o convite para, em mais um ano, contribuir para este evento tão significativo não só para Alagoas, mas também para o Brasil, pela importância do Rio São Francisco. A nossa equipe está preparada para promover a educação ambiental, a conscientização da preservação do meio ambiente, dos recursos hídricos e também mostrando como funciona a prevenção de desastres, como secas e cheias”, destacou a secretária executiva Amélia Fernandes, que participou do lançamento da expedição, nesta terça-feira (21), na cidade de Piranhas.

Nesta 6ª edição, a expedição passará pelos municípios alagoanos de Piranhas, Pão de Açúcar, Traipu, São Brás, Igreja Nova, Piaçabuçu e Penedo, e pela cidade de Propriá, em Sergipe. Em cada cidade, novas atividades serão realizadas pelos integrantes da comitiva da Semarh, que participarão pela primeira vez da expedição. “Estamos animados para mostrar todo o trabalho desenvolvido pela Semarh, e também realizar ações de sensibilização ambiental”, contou a assessora técnica da Gerência de Educação Ambiental, Claudia Almeida.

Em tempos de mudanças climáticas e a necessidade de preservação dos corpos hídricos, a discussão sobre a qualidade da água, sobretudo para consumo humano e utilização na manutenção das atividades de sobrevivência, como agricultura, pesca e pecuária, é um dos assuntos que serão abordados nesta edição.

Para isso, a Semarh disponibilizará oficinas práticas sobre sistemas de tratamento de água. “A ideia central é a conscientização sobre o uso racional e conservação dos recursos hídricos, é desta forma que as oficinas serão conduzidas. A SRH também abordará a importância da água como recurso essencial para a vida e os impactos da degradação dos mananciais”, ressaltou o biólogo e assessor técnico Marcílio Melo.

Além de Cláudia e Marcílio, a equipe da Semarh é composta pela agroecóloga Anusk Silva e pela geógrafa e coordenadora de resíduos sólidos Catarina Verçosa, que seguirão por terra. Já as meteorologistas Bárbara Alves e Fernanda Liz seguirão com o barco da expedição, demonstrando o papel da Sala de Alerta.

“Vamos destacar a importância de organização e monitoramento das condições hidrometeorológicas do Estado, com destaque para a nova rede instalada este ano, que permitirá o monitoramento em tempo real, um pioneirismo de Alagoas. Também vamos falar sobre os alertas meteorológicos e o que fazer em caso de enchentes. É uma oportunidade única”, contou Fernanda.

A participação da Semarh na Expedição do Rio São Francisco não apenas proporciona uma oportunidade de aprendizado e conscientização para a comunidade, mas também destaca o compromisso contínuo da Secretaria na preservação deste patrimônio hídrico nacional e garantir o seu acesso sustentável. A jornada promete ser enriquecedora, tanto para os participantes quanto para aqueles que serão impactados pelas valiosas informações e práticas ambientais compartilhadas ao longo do percurso.