18/12/2021 16:35 | ServiçosSegurançaInfraestruturaEducação

Entrega de vias urbanas e ordem de serviço para CISP marcam Governo Presente em Penedo

Márcio Ferreira

Severino Carvalho

No terceiro e último dia da 12ª edição do Governo Presente, o governador Renan Filho desembarcou, neste sábado (18), em Penedo. No município do Baixo São Francisco, ele inaugurou 10 km de vias urbanas, e fez a entrega de viaturas à Polícia Militar (PM) e de veículos do programa Fortalece Alagoas. A solenidade marcou, ainda, a assinatura da ordem de serviço para a construção do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Jequiá da Praia e de uma creche do Programa CRIA – Criança Alagoana em Penedo.

"Chegamos a Penedo para entregar obras estruturantes importantes, lançar outras e fornecer equipamentos que vão melhorar as políticas públicas", afirmou Renan Filho.

O governador e o prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, inauguraram os 10 km de vias urbanas que foram pavimentadas pelo programa Pró-Estrada. As obras beneficiam diretamente mais de 63 mil penedenses, por meio do investimento de R$ 7,4 milhões, recursos do tesouro estadual.

"São 10 quilômetros de asfalto em 26 ruas que eram no barro, na lama, na poeira. Trata-se de uma transformação na vida das pessoas que moram nesses lugares", avaliou Ronaldo Lopes.

"Estamos aprontando outro convênio de R$ 15 milhões. Vamos pavimentar mais 50 ruas em Penedo para tirar o povo da poeira e da lama", anunciou Renan Filho.

CISP – Na mesma solenidade, o governador e o secretário executivo da Segurança Pública do Estado, Cláudio Costa Filho, autorizaram a construção do CISP de Jequiá da Praia, que receberá um investimento de R$ 2,5 milhões, oriundos do tesouro estadual.

A unidade é do tipo I e irá reforçar a segurança do município, atuando na diminuição dos índices de violência e proporcionando um ambiente cada vez mais seguro aos mais de 11 mil habitantes e aos milhares de turistas que transitam pela região.

Ainda na área da Segurança Pública, Renan Filho fez a entrega de dez viaturas à PM. Na mesma solenidade, o governador e o secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques, assinaram a ordem de serviço que autorizou a reforma da Central Já! de atendimento à população penedense.

O município também vai receber uma creche do Programa CRIA – Criança Alagoana, a segunda da cidade, cuja autorização foi dada pelo governador. Orçada em R$ 4,5 milhões, a unidade terá capacidade para atender 200 crianças.

As ações do programa Fortalece Alagoas também beneficiaram Penedo. O governador entregou ao município duas ambulâncias, duas motoniveladoras, dois caminhões frigoríficos e três ônibus escolares, além de um caminhão-baú do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em apoio à agricultura familiar.

"Esses equipamentos que chegam agora, pelas mãos do governador Renan Filho, são de uma importância enorme para o município. O governador foi muito feliz, com a equipe dele, ao escolher o nome Fortalece, porque realmente é isso que os municípios precisam para se fortalecer e prestar melhores serviços à população", enfatizou o prefeito de Penedo.

Participaram, ainda, das atividades em Penedo, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão; da Infraestrutura, Maurício Quintella; o prefeito de Jequiá da Praia, Felipe Jatobá; os diretores-presidentes do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Gustavo Lopes, e do Instituto de Identificação, Anízio Amorim; dentre outras autoridades.