02/03/2023 18:16 | Educação

AULA INAUGURAL

Encontro no Centro de Convenções marca início do ano letivo na rede estadual

Evento reuniu 1,2 mil estudantes numa manhã recheada de atividades; alunos que se destacaram no Enem foram homenageados

Entrega dos certificados aos representantes das Gerências Regionais de Ensino, que obtiveram boas notas na prova de redação do Enem

Thiago Ataíde / Ascom Seduc

Bruno Soriano e Rafaella Ramos / Ascom Seduc

A manhã desta quinta-feira (2) ficará na memória de 1,2 mil alunos da rede estadual de ensino que participaram, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, de um grande e já tradicional aulão. E não faltou animação no Teatro Gustavo Leite, onde o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), oficializou o início do ano letivo de 2023.

As aulas, na verdade, começaram bem antes, no dia 16 de fevereiro. O evento desta quinta-feira, porém, representa um importante momento de socialização entre professores e alunos – a maioria egressos do ensino fundamental –, já integrando o calendário de eventos oficiais da Seduc.

Teve dinâmica, palestras sobre o Novo Ensino Médio e programas desenvolvidos pela Seduc, como o Foca no Enem, aula de iniciação científica e até concurso cultural para eleger o mascote mais criativo e que, portanto, melhor representou sua região de origem. Mas o momento ápice da festa foi a entrega dos certificados a 13 estudantes (um de cada Gerência Regional de Ensino) que obtiveram boas notas na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio.

O secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão, também marcou presença, assim como a secretária-chefe do Gabinete Civil, Luiza Barreiros, que, na oportunidade, representou o governador de Alagoas, Paulo Dantas. À imprensa, Beltrão destacou o alcance da iniciativa e lembrou a importância de se fortalecer cada vez mais a preparação dos alunos para o mercado de trabalho.

‘’Alagoas é um dos estados mais referenciados pelo MEC. Isso é resultado das boas práticas em educação aqui desenvolvidas. Mas ainda precisamos, entre outras coisas, assegurar mais condições de ingresso no mercado de trabalho. Por isso é que já estamos buscando parcerias com instituições como a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, para que os alunos tenham um maior leque de oportunidades, ampliando, assim, essa oferta de cursos nas escolas da rede estadual’’, afirmou o secretário.

Titular do Gabinete Civil, Luiza Barreiros, por sua vez, discursou aos presentes para confirmar o aumento no valor do Cartão Escola 10, que já impactou quase 150 mil vidas. Como anunciado pelo governador Paulo Dantas, o repasse relativo à Bolsa Permanência saiu de R$ 100 para R$ 150 mensais por aluno do ensino integral, cuja modalidade, inclusive, garante até cinco refeições diárias ao estudante.

“Educação é prioridade. E o Cartão Escola 10 é um incentivo importante para o aluno, elevando os nossos índices e fazendo a diferença na vida desses estudantes. Também por isso é que o governo investe maciçamente no ensino integral, que já reúne cento e dezesseis escolas em todo o estado”, reforçou a secretária.

Para a gestora do Escola Estadual Rodriguez de Melo, localizada no bairro Ponta Grossa, em Maceió, o ensino integral vai além ao criar, no aluno, um sentimento de pertencimento. “Os alunos têm ainda mais tempo de aprender. Os pais também ficam tranquilos porque sabem que os filhos estão na escola e em segurança. É, sem dúvida, uma forma de elevar a qualidade do ensino na rede estadual”, atestou a professora Liliane da Silva.

Calourada

Já entre os alunos homenageados pelo desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio, o programa Foca no Enem também foi lembrado como decisivo durante a preparação.

Foi o que garantiu Juliana Marcela. A aluna da Escola Pedro Joaquim de Jesus, de Teotônio Vilela, foi aprovada em 1º lugar no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Filha de pais analfabetos, ela é a única de quatro irmãos a ingressar no Ensino Superior.

“Não foi nada fácil estudar durante a pandemia. Por isso é que o Foca no Enem foi tão importante, já que nos ajudou a otimizar os estudos. Outro detalhe é nunca desistir. Tirei 960 pontos na redação, e isso é um motivo de orgulho não apenas para mim, mas para todos os que fazem a escola pública’’, comentou a estudante.

O programa consiste na distribuição de livros didáticos para os alunos, disponibilizando também um cronograma que, além de facilitar a organização na hora dos estudos, complementa os aulões realizados nas unidades de ensino.