15/06/2023 23:04 | Institucional

Encontro em Salvador cria o Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação

Fórum reuniu representantes de 22 estados e focou no fortalecimento da relação e da troca de experiência entre as Secom’s


Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação, que será presidido pelo secretário de Comunicação da Bahia, André Curvello.

Agência Alagoas


Agência Alagoas

Gestores da comunicação pública de 22 estados brasileiros participaram, nesta quinta-feira (15), na cidade de Salvador-BA, do 1º Fórum Nacional de Secretários de Estaduais de Comunicação, realizado com objetivo de estabelecer um modelo de relacionamento e intercâmbio de experiências entre as Secom's e fortalecer a participação coletiva das gestões na proposição e execução de políticas públicas da comunicação em todo o país.


Pela Secretaria de Estado da Comunicação de Alagoas, o secretário Executivo de Gestão Interna, Wendel Palhares, representou o secretário Joaldo Cavalcante. Ao longo de todo o dia, foram debatidos temas como a importância do relacionamento entre as secretarias e os órgãos de controle; métodos de controle interno e combate à desinformação (fake news). O resultado foi a criação do Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação, que será presidido pelo secretário de Comunicação da Bahia, André Curvello.


Anfitrião do encontro, ele destacou o pioneirismo da iniciativa e o apoio que recebeu do Governo estadual, representado, na solenidade de abertura do Fórum, pelo vice-governador Geraldo Júnior. “Para mim, a comunicação institucional da imprensa compõe o caminho para que a gente possa estabelecer um estado democrático de direito”, destacou Geraldo, em sua fala.


No mesmo tom, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância da criação do Conselho para o fortalecimento da comunicação nacional, durante participação no encontro, no período da tarde.


"Estamos aqui com representantes da comunicação dos 27 estados do Brasil, discutindo a pauta da comunicação como vetor de desenvolvimento do país, democracia e cidadania. Disponibilizamos a nossa energia, a nossa força e nossa experiência, mas também queremos beber na fonte de cada um deles”, frisou o governador. Ele também destacou que um governo atua por um tempo, mas que o Conselho, ferramenta de troca e de atuação, que possibilita respostas rápidas e concretas para o setor, permanece como legado para a comunicação pública brasileira. 


Em sua rede social, o secretário executivo Wendel Palhares destacou a importância da criação do Conselho. “Será uma importante ferramenta na luta para que jornalismo, publicidade, relações públicas e redes sociais prestem um serviço público de qualidade e colaborem para a construção de uma sociedade mais justa, que combata a fake news, com mais responsabilidade na difusão das informações.


Ele destacou que o Governador Paulo Dantas e o Secretário Joaldo Cavalcante têm uma posição clara de comunicação pública plural, humana e inclusiva, voltada para o cidadão.