08/11/2022 15:40 | Gestão e Finanças

Encat reunirá representantes dos fiscos de todo Brasil no Centro de Convenções

Encontro acontecerá entre os dias 21 e 24 de novembro, abordando temas atuais de expressiva relevância para as Administrações Tributárias


Abordando temas atuais, de expressiva relevância para as Administrações Tributárias o Encat entra em sua septuagésima primeira edição

Alex Bandeira


Matheus Guilherme / Ascom Sefaz

Maceió vai sediar a 71ª Edição do Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat), entre os dias 21 e 24 de novembro. O encontro reunirá administradores tributários, técnicos, líderes de projetos, participantes do Comitê Gestor de Documentos Eletrônicos e representantes de todos os estados da Federação no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.


O fórum abordará temas atuais e de expressiva relevância para as administrações tributárias e é exclusivo para os servidores dos Fiscos. Com o objetivo de promover a integração entre os Fiscos estaduais e distrital, o encontro contribui para o aperfeiçoamento de soluções tecnológicas e métodos utilizados na fiscalização. A edição contará com uma agenda composta por reunião técnica, reunião de Comitê Gestor dos Documentos Fiscais Eletrônicos (DF-e) e dois dias de plenárias.


O coordenador-geral do Encat e secretário especial da Receita Estadual da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL), Luiz Dias, será o anfitrião do evento e presidirá as reuniões. A edição é a septuagésima e, pela segunda vez neste ano, ocorrerá de forma presencial. Sua última edição foi realizada na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.


Para Dias, coordenador-geral do fórum, o encontro é de fundamental importância para que se ter uma boa representação de todas as unidades da Federação aqui no 71º Encat, para que exista ainda mais desenvolvimento no Fisco em todos os estados e no Distrito Federal.


“Esse é o maior evento de inovação na área tributária do país. Nós reunimos as melhores práticas das administrações tributárias e apresentamos soluções para melhorar o dia a dia do serviço nos fiscos estaduais e distrital, facilitando a vida dos contribuintes”, disse Dias. 


Durante quatro dias, autoridades, técnicos, representantes dos fiscos estaduais e do Distrito Federal debaterão os assuntos atuais de maior relevância para as administrações tributárias brasileiras. A expectativa é proporcionar um encontro dinâmico e com qualidade técnica de excelência capaz de receber cerca de 200 representantes das secretarias da Fazenda de todo o país.


As inscrições para participar do evento estão abertas até o dia 14 de novembro por meio do portal oficial desta edição do fórum, clicando na aba “Inscrições”. É necessário que os participantes efetuem uma inscrição para cada dia de seu interesse. Para isso, basta escolher os dias desejados e adicionar uma unidade para as reuniões que for participar. A programação completa está disponível no site do evento. As vagas são limitadas.


Dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail encat.brasil@gmail.com, por meio da página oficial do Encat no instagram (@encatbrasil) ou pelo WhatsApp (82) 9 8833-9214.


Novidade

A novidade desta edição é a realização do Hackathon Encat que ocorrerá concomitante com as reuniões dos administradores tributários. Iniciando no dia 21 de novembro, a maratona de 48 horas tem o objetivo de apresentar soluções inovadoras em dois segmentos focadas na facilitação da relação fisco-contribuinte, mais especificamente na simplificação de declarações e na facilitação do cálculo de imposto para notas fiscais (motor de regra tributária).

 

A competição ocorrerá no Centro de Inovação do Polo Tecnológico do Jaraguá (CIPT), ao lado de onde será realizado o Encat. A comissão julgadora se reunirá no dia 22 de novembro no Centro de Convenções para prestigiar as apresentações das equipes. Os vencedores dessa maratona terão o direito a passar por seis meses de incubação, onde o Estado investirá cerca de R$ 50 mil em cada um dos projetos ganhadores.


Podem participar do Hackathon: estudantes, universitários, ecossistema de startups, programadores e todo público interessado em desenvolver um sistema capaz de facilitar o trabalho das administrações tributárias e dos contribuintes. A maratona está sendo desenvolvida pelo Encat, em parceria com a Sefaz-AL, Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Sebrae e AWS.


A inscrição pode ser feita pelo link hackathonencat.com. Para mais informações, basta conferir o Edital Chamada Pública 01/2022, publicado na edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE) de Alagoas no dia 21 de outubro, com republicação no DOE do dia 04 de novembro.