12/05/2023 10:26 | Cultura

Empoderamento, pluralidade e viagem interior marcam penúltima noite do Dia Alagoano de Teatro

Vigésimo ano de comemorações alusivas à data tem uma sexta-feira recheada de espetáculos no Complexo Cultural Teatro Deodoro



Ascom Diteal

Dando continuidade às comemorações alusivas do Dia Alagoano do Teatro, o Teatro Deodoro apresenta às 20h desta sexta-feira (12) – penúltimo dia de uma semana intensa de apresentações – o espetáculo “Aqueles que dizem sim, mas deveria dizer não”, baseado na obra de Bertold Brecht.


Fruto de uma imersão promovida pela Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) e pensada especialmente para a programação, a peça traz o ator e pesquisador Cleyton Alves como protagonista da história que se inicia em uma vila e finda na cidade, conduzida por uma professora e uma menina.


“A travessia que nos impulsiona e nos faz mergulhar em nós e no outro. Preparamos nossos pés para a caminhada de léguas e léguas. Porém, a cada passo dado é com o objetivo de se encontrar, me encontrar, te encontrar, nos encontrarmos”, destaca o ator.


Ele ressalta que aqueles que dizem sim, em sua maioria, são os que por muitas vezes concordam sem refletir, quando muitas vezes seria melhor dizer não para alcançarmos nossos objetivos. “Ao refletirmos a obra de Bertolt Brecht, a travessia de uma légua tirana se inicia, onde as bagagens de cada humano/artista, são suas histórias. Junte-se aos retirantes e siga conosco a longa caminhada de contos, encantos e encontros. Afinal, todos nós precisamos ir para nos encontrar”, sugere Alves.


PlurAL


Mantendo a qualidade artística em alta, a pluralidade – no sentido estrito da palavra –, o espetáculo musical “PlurAL” vai tomar conta do palco do Teatro de Arena Sérgio Cardoso, reunindo grandes vozes do cenário alagoano, como Suzi Mariana, Mel Nascimento, Rodrigo Avelino e Gama Júnior, numa combinação de vozes e histórias poderosas.  Reunidos pela música, os quatro artistas interagem no palco, provando que a arte não apenas não tem fronteiras, como também as derruba.


“PlurAL não é simplesmente sobre a tolerância e diversidade, é muito mais do que isso. PlurAL celebra a unidade na diversidade, para que o ‘artevismo’ musical que une os artistas seja a celebração daquilo que move o mundo, o amor” conta Rachel Monteiro, professora, escritora e dançarina de dança indiana.


O show acontece às 20h30, com ingressos a preços populares: R$40,00 (inteira) e R$20,00 (meia entrada), que podem ser compradas pelo pix oshowplural@gmail.com.




Empoderamento


Finalizando a noite, às 21h30, o flamenco vai tomar conta do palco montado no pátio do Teatro de Arena, com o espetáculo “Flamenco empoderado é todo dia” do Studio Bella Danza, defensor da cultura flamenca no estado.


O espetáculo, que promete trazer a força feminina e enaltecê-la através da arte, mostra o quadro feminino do Studio misturando passos viscerais da dança do cancioneiro flamenco, apresentando músicas acompanhadas pela percussão árabe. Uma característica das apresentações do Studio Bella Danza é a energia que é emanada do palco, a entrega e a verdade nos passos, somados a acordes poderosos.


Cibelle Barros – ou “Bella Bailaora” – conta que a ideia do espetáculo é enaltecer o protagonismo da mulher na arte. “Seu objetivo é mostrar a potência artística feminina alagoana contribuindo para a sua visibilidade. Nossos corpos sendo atravessados por essas informações, contribuindo para o nosso autêntico lugar de fala” destaca Bella.




Serviço:


O que: Penúltimo dia da programação do Dia Alagoano do Teatro

Espetáculos: “Aqueles que dizem sim, mas deveria dizer não” e “PlurAL”.

Quando: Sexta-feira (12)

Hora:  a partir das 20h

Onde: Complexo Cultural Teatro Deodoro

Entrada franca para todos os espetáculos, exceto o PlurAL.