08/11/2022 10:31 | Agricultura

Emater se reúne com AMA para debater atendimento ao CAF em Alagoas

Instituto também solicitou ação conjunta para renovação dos termos de cooperação técnica com os municípios

Encontro com presidente da AMA, Hugo Wanderley, com representantes da Emater

Ascom Emater

João Arthur Sampaio/ Emater

Com intuito de debater estratégias conjuntas para emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) no estado, o presidente do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater), Moisés Leandro, a superintendente de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), Rita de Cássia, e o coordenador do CAF, Vinícius Brito, se reuniram com o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o prefeito de Cacimbinhas Hugo Wanderley, nessa segunda-feira (8).

Em vigor desde o dia 1º de novembro, o CAF veio para substituir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), como um aprimoramento no sistema de emissão, que agora filtra as informações dos agricultores familiares para os qualificar melhor e direcioná-los de maneira mais assertiva ao grupo a que pertencem.

Durante o encontro, foram discutidas estratégias para que os municípios que possuem termo de cooperação técnica (TCT) com a Emater possam aditivar o prazo de validade dos mesmos. O apoio da AMA é indispensável para a renovação dos TCT, visto que 75 vão expirar no próximo dia 31 de dezembro, para que os produtores não sejam afetados.

Moisés Leandro apontou que o foco é afinar as parcerias municipais para ampliar o atendimento de ATER, especificamente, em relação ao CAF, para que não aconteça um bloqueio de acesso às políticas públicas.

"Estamos contando com a articulação que a AMA tem para a nossa comunicação com os municípios. O presidente Hugo Wanderley se colocou à disposição e houve um entendimento da importância da Emater para fortalecer o processo de assistência técnica, não só para a emissão do CAF, mas também como serviço de ATER aos processos de produção", disse Moisés.

O presidente da AMA, Hugo Wanderley, agradeceu a visita dos integrantes do Instituto e ressaltou a importância deste alinhamento. "A Emater tem um papel crucial a ser cumprido dentro dos municípios, da agricultura familiar, da geração de renda e de emprego. Vamos sempre ser parceiros para que possamos levar uma melhor assistência, trabalhando para ampliar os serviços”, destacou.

Na ocasião, ficou marcado um próximo encontro para o dia 22 de novembro, desta vez também com os secretários municipais de agricultura, para se aprofundar ainda mais no tema.

Mudança para o CAF

Na prática, o agricultor familiar terá acesso às mesmas políticas públicas que a DAP fornecia, com o adicional de ter uma carteirinha, portando todas as informações da Unidade Familiar de Produção Agrícola (UFPA) e de ter todos os membros da UFPA inseridos no documento, diferentemente da DAP, que só possuía os dois titulares.

Vale lembrar que o prazo para a emissão da DAP se encerrou no dia 31 de outubro de 2022. No entanto, os beneficiários com o documento válido não precisam correr para trocar, uma vez que, à medida que a validade expirar, as novas inscrições serão feitas por meio do CAF.

Para solicitar o CAF, basta procurar um dos pontos de atendimento da Emater.