11/11/2022 12:29 | Agricultura

Emater participa do 9º Seminário Internacional de Convivência com o Semiárido

João Arthur Sampaio / Ascom Emater

O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) participou do 9º Seminário Internacional de Convivência com o Semiárido, que aconteceu no Centro Xingó, no município de Piranhas, nestas quinta (10) e sexta-feira (11).

O tema desta edição foi “O fortalecimento do papel de mulheres, jovens e do conhecimento tradicional para superar os desafios globais”. O evento ocorre anualmente e tem o intuito de realizar uma troca de experiências e conhecimento, em prol do foco central: a convivência com o semiárido.

As pautas abordaram assuntos como as interações de gênero e territórios; novas perspectivas no contexto da juventude do semiárido; oportunidades e desafios para o balanço e mercado de Carbono na agricultura familiar na Caatinga; ESG e negócios com propósito: o papel de grandes empresas na promoção da sustentabilidade; ciência e conhecimento tradicional: dialógica entre o saber e o fazer; entre outros.

Como parte do conselho gestor do Centro Xingó, a Emater teve destaque na abertura, com o presidente Moisés Leandro da Silva discursando no início do evento. A secretária de Agricultura, Aline Melo, também falou no começo do seminário. A equipe da regional do Alto Sertão marcou presença na figura dos extensionistas e da supervisora Tânia Costa.

“O foco central do seminário é a convivência com o semiárido, pautado na Agricultura de Baixo Carbono, levando em consideração o conhecimento local, respeitando o papel dos jovens e, sobretudo, das mulheres nos processos de desenvolvimento regional”, destacou Moisés.