10/06/2022 12:11 | Agricultura

Emater faz palestra sobre assistência técnica para alunos do Cesmac

Evento ocorreu na segunda edição do Extinsivet, com foco em uso de tecnologias

Superintendente Rita de Cássia ministra palestra sobre Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) digital participativa

João Arthur Sampaio / Ascomm Emater

A superintendente do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater), Rita de Cássia, fez palestra sobre “Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) digital participativa” no evento Extensivet, realizado pelo curso de Medicina Veterinária do Cesmac, na quinta-feira (9), no campus de Marechal Deodoro.

A palestra da superintendente da Emater teve como foco o uso das tecnologias digitais como “alavanca” para que os diálogos no meio rural ocorram de maneira participativa entre os integrantes.

“É de suma importância estabelecer a articulação da Ater Pública com as instituições de ensino, buscando a formação de parcerias, fóruns de debates e outros métodos de integração entre a Emater e ensino para os estudantes vivenciarem momentos de reflexão e de compartilhamento de práticas de uma nova metodologia pedagógica de Ater”, ressaltou Rita.

Ao todo, seis extensionistas, três supervisores regionais, 374 alunos – entre turmas do 1º ao 9º período – e oito professores participaram do evento. Os universitários fizeram 43 trabalhos de extensão, que abrangem as situações de seis propriedades rurais assistidas pela Emater.

A coordenadora do curso, Gilsan Aparecida, pontuou que muitas faculdades esquecem da extensão e, consequentemente, o pequeno produtor, que mantém o desenvolvimento do Estado. “A parceria com a Emater foi a melhor coisa que poderia ter acontecido para o Cesmac. Foi algo fundamental, porque a prática colocou os nossos alunos em contato direto com os agricultores familiares. A Emater fez isso de forma brilhante, porque os técnicos estavam preparados para receber os estudantes. O evento é um resultado disso, além das publicações dos trabalhos, que vão se tornar referência para o estado”.

II Extensivet

Esta é a segunda edição do Extensivet, a qual a Emater já participou no começo do evento em abril, por meio de uma parceria com o centro universitário, com a realização de práticas extensionistas com os alunos do ensino superior, supervisionados pelos técnicos do Instituto e pelos professores.

Durante as conversas com os agricultores, os alunos observaram todas as práticas desenvolvidas na propriedade em questão, identificaram os possíveis problemas e apresentaram uma possível solução no seminário desta quinta, que será passada ao produtor.