22/09/2023 15:51 | Segurança

Em União dos Palmares, 80 mototaxistas participam de Curso de pilotagem defensiva

Ação do Detran faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito, tem como foco a educação para o trânsito da categoria

Palestra mototaxistas em União dos Palmares

Ascom Detran

Kamylla Lima / Ascom Detran

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) promoveu, nesta quinta-feira (21), uma palestra sobre pilotagem defensiva para 80 mototaxistas de União dos Palmares, na Zona da Mata. Os condutores, que também trabalham como entregadores para lojas da cidade e aplicativos de delivery, foram instruídos sobre as normas de trânsito às quais precisam estar atentos.

A ação integra a programação da Semana Nacional de Trânsito, que segue até o dia 25 de setembro. A palestra foi resultado de uma parceria do Detran com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de União dos Palmares e a rede de concessionárias Alagoas Motos.

Moab Barros Silva, instrutor de pilotagem da Honda Motos de Recife (PE), ministrou o curso, onde fez um panorama sobre a parte mecânica da motocicleta, destacou a importância do uso dos equipamentos de proteção individual adequados, e falou das manobras de ultrapassagem que devem ser evitadas. “Diante da concorrência, muitos entregadores priorizam a velocidade ao invés da segurança, o que aumenta o número de sinistros”, disse.

Sonály Bastos, superintendente de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, ressaltou que a preservação da vida deve ser a prioridade no trânsito. “Em Alagoas, o maior público de risco para sinistros são os motociclistas, por isso estamos fazendo ações voltadas para esse grupo. Com os mototaxistas e entregadores o alerta deve ser ainda mais intensificado, porque eles são muito pressionados com o tempo de entrega e a quantidade de pedidos”, afirmou.

Para Jandylson Vasconcelos, superintendente da SMTT de União dos Palmares, a atividade teve como principal objetivo educar e conscientizar. “O trabalho foi realizado em prol de um trânsito mais seguro. Esse elo entre a Superintendência, o Detran, a iniciativa privada e demais órgãos que formam o sistema de trânsito contribui para a redução de sinistros, porque esse é o maior objetivo: salvar vidas”, explicou.

A cidade de União dos Palmares vai receber outra ação neste sábado (23), com um curso de direção defensiva para 60 condutores e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

Ações em Penedo e Igreja

A programação da Semana Nacional de Trânsito chegou na região do Baixo São Francisco. Nesta quinta-feira (21), 150 estudantes do ensino fundamental de Penedo foram ao Teatro Sete de Setembro para ver a esquete teatral “Sua vida vale mais que um like”, participaram de sorteio de brindes e quizzes. Em Igreja Nova, alunos da Escola Municipal Frei Arnaldo Mota e Sá assistiram à peça e debateram sobre segurança no trânsito.