25/03/2022 14:27 | Saúde

Em um mês desde a inauguração, UPA Chã da Jaqueira realiza mais de 3.700 atendimentos


Olival Santos


Bia Alexandrino

Inaugurada dia 25 de fevereiro, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Chã da Jaqueira, localizada na parte alta de Maceió, já realizou 3.740 atendimentos desde o primeiro dia de funcionamento. Esta foi a sétima UPA entregue na capital alagoana pelo atual governo e tem capacidade para atender até 350 pessoas por dia.

Em um mês desde a inauguração, a UPA Chã da Jaqueira realizou 2.807 atendimentos clínicos, 799 pediátricos, 51 odontológicos, 83 ortopédicos, totalizando 3.740 atendimentos. A média foi de 124 atendimentos diários.

A UPA de Chã da Jaqueira é do tipo III e foi construída com recursos próprios do Tesouro Estadual, em terreno que já pertencia ao Estado. A unidade possui leitos de observação e de urgência, sendo referência nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia. A UPA dispõe, ainda, de consultórios, exames de raios-X e eletrocardiograma, além de salas de gesso, nebulização e laboratório de análises clínicas.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, comemora o atendimento pré-hospitalar oferecido pela UPA. “O ideal é que as pessoas tenham Unidades de Pronto Atendimento próximas às suas casas, aos seus bairros. Além disso, prezamos pelo atendimento humanizado e com os equipamentos necessários. Por isso, fico contente em saber que, só na capital alagoana, a população pode contar com o serviço de sete UPAs”, afirmou o secretário.

Maceió conta com as UPAs Jacintinho, Tabuleiro do Martins, Cidade Universitária, Jaraguá e Chã da Jaqueira, construídas integralmente e mantidas com recursos próprios do Governo do Estado. A capital tem, ainda, as UPAs Trapiche e Benedito Bentes, que foram equipadas pelo Estado e entregues à população.