22/03/2023 19:15 | Assistência Social

Em Santana do Ipanema, governador Paulo Dantas anuncia dois restaurantes populares para o Sertão

Governador participou da 1ª edição do Circuito Mundo Cria e destacou os avanços que devem chegar na educação da região

O Mundo Cria é uma nova versão do antigo Circuito Cria iniciado em 2015, que agora passa a ser um projeto itinerante da Secria

Pei Fon / Agência Alagoas

Rafael Maynart / Agência Alagoas

Durante a primeira edição do Mundo Cria, que aconteceu nesta quarta-feira (22), em Santana do Ipanema, o governador Paulo Dantas anunciou a instalação de dois Restaurantes Populares no Sertão – um em Delmiro Gouveia e outro em Santana. A iniciativa faz parte das ações do Governo de Alagoas que tem como objetivo o combate à fome no Estado. No evento, Paulo realizou a entrega simbólica de enxovais e cartões Cria para mães atendidas pelo programa que mensalmente repassa o valor de R$ 150 buscando proteger a primeira infância.

“Nós estamos fazendo um conjunto de ações para combater a fome aqui em Alagoas, e vamos levar restaurantes populares para algumas cidades. Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema foram contempladas com esse equipamento que vai levar a alimentação para as famílias mais humildes das duas cidades e da região”, anunciou o governador, acompanhado das prefeitas Cristiane Bulhões (Santana do Ipanema) e Ziane Costa (Delmiro Gouveia).

O Mundo Cria é uma nova versão do antigo Circuito Cria iniciado em 2015. Agora, ele passa a ser um projeto itinerante da Secria em parceria com outras secretarias, cujo objetivo é promover o desenvolvimento saudável e digno para crianças na primeira infância e assistência para gestantes em condições de vulnerabilidade social. Este é o primeiro ano que ele funciona de forma independente. São oferecidos serviços como a distribuição de kits de higiene bucal, circuito de brincadeiras e orientações de educação nutricional.

Ao lado da primeira-dama Marina Dantas e da secretária da Primeira Infância, Paula Dantas, o governador percorreu todo o Circuito Mundo Cria e conversou com algumas mães beneficiárias do programa. Conversando com algumas mães, Paulo lembrou que este ano o Cartão Cria passou a contar com um 13º pagamento.

“Os primeiros anos de vida de uma criança são fundamentais para o seu desenvolvimento saudável, é por isso que a primeira infância tem nossa total atenção, para que as mães tenham um pré-natal de qualidade e segurança, assim como as crianças de até 3 anos recebam nossa atenção e cuidado”, destacou o governador.

Já a secretária Paula Dantas reafirmou a importância das gestantes e puérperas de terem acesso aos programas assistenciais e convocou aquelas que ainda não estão inscritas no Cartão Cria. “Mamães e futuras mamães é muito importante que vocês tenham assistência de qualidade nesse momento importante da vida de vocês e dos bebês. Nossa equipe de assistentes sociais está à disposição para auxiliá-las para que estejam inscritas no programa e recebam todos os benefícios. Uma primeira infância de qualidade significa crianças bem desenvolvidas e com saúde”, destacou a secretária.

Mais investimentos na educação do Sertão

Na oportunidade, o governador Paulo Dantas também anunciou que as obras do campus do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), em Santana do Ipanema estão avançadas e também que Delmiro Gouveia deve receber um campus da Uncisal ofertando o curso de Medicina.

Também participaram do evento os deputados estaduais Remi Calheiros e Ronaldo Medeiros; o prefeito de Batalha, Wagney Dantas; os secretários Gustavo Pontes (Saúde), Vitor Pereira (Governo) e Aline Rodrigues (Pessoa com Deficiência); além de vereadores da região.