03/03/2023 16:00 | Educação

MARCO

Em Piranhas, Governo de Alagoas entrega 30ª creche Cria no Estado

Equipamento foi instalado no povoado Lagoa Nova e vai atender 200 crianças de 0 a 3 anos

Marcelo Alves / Agência Alagoas

O Governo de Alagoas atingiu a marca de 30 creches Cria entregues no Estado, com a inauguração de mais um novo equipamento no Povoado Lagoa Nova, no município de Piranhas, na manhã desta sexta-feira (3). Além de dar condições necessárias para fortalecer a educação de base, essas novas unidades já geraram 1,5 mil novos empregos em Alagoas.

"Essas obras são fundamentais para educarmos as nossas crianças de maneira qualificada e, além disso, temos a alegria de gerar emprego, pois cada uma dessas creches gera entre 40 e 50 empregos diretos e promove uma educação com comida de qualidade", disse o governador Paulo Dantas.

O deputado Inácio Loiola, que esteve presente na solenidade de entrega, destacou o empenho de Paulo na promoção de políticas públicas no Estado, neste início de  gestão. "Todos os atuais governadores do Brasil estão com 62 dias à frente dos seus estados. Eu desafio qual o governador que fez mais pelo seu Estado do que o governador Paulo Dantas fez nestes 62 dias em Alagoas?", questionou.

O prefeito Thiago Feitas parabenizou os investimentos feitos pelo governador nos vários segmentos da sociedade e agradeceu pela creche, que é a segunda unidade entregue na cidade pelo governo do Estado.

"Paulo é um governador que tem tido participação efetiva em diversas esferas da sociedade como na agricultura, com o programa de distribuição de semente; Cidade Linda, que atua na infraestrutura das ruas, e os da educação, como a Creche Cria, que vai atender o povoado Lagoa Nova, comunidades rurais e assentamentos vizinhos", destacou.

O secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão, disse que a creche também tem a função social de formar uma geração que se distancie da criminalidade. "Esse equipamento vai transformar a realidade das comunidades rurais de Lagoa Nova e irá contribuir para combater as taxas de criminalidade com uma geração de cidadãos educada desde o berço", comentou.

A secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Kátia Born,  aproveitou a oportunidade para apresentar dados do programa Cria. "Em dezembro, o Governo do Estado pagou 141 mil crianças, em janeiro, pagou 144 mil crianças e a folha que estamos concluindo agora, são 149,400 mil crianças. São R$ 23 milhões injetados na economia do Estado de Alagoas. E as mães que pegam os R$ 150 podem investir na segurança alimentar da criança", disse.

O deputado federal Rafael Brito enalteceu o empenho do governador em preencher a lacuna que ficou na educação nos últimos quatro anos. "A entrega de uma creche por parte do Governo do Estado para o município inverte toda a ótica que a política está acostumada, porque o Governo do Estado não investe em creche. A responsabilidade de investir no ensino infantil e em creches sempre foi do governo federal. Mas como nesses últimos quatro anos houve falta de investimento na educação do país, foi fundamental que o Governo de Alagoas promovesse o maior programa de combate à evasão no ensino infantil com as creches Cria", destacou.

MARIA EROTILDES

A Creche Cria do Povoado Lagoa Nova será denominada Centro Educacional Infantil Maria Erotildes Alves Gonzaga, em homenagem à primeira merendeira da Escola Municipal Deputado José Monteiro de Medeiros, conhecida como dona Branca. O equipamento, que atenderá 200 crianças de 0 a 3 anos, é o 30° já entregue no estado, dos 200 que serão inaugurados até o final da gestão de Paulo.