16/11/2022 17:12 | Infraestrutura

Em Palmeira dos Índios, Paulo Dantas anuncia duplicação de mais uma rodovia

Governador também visitou o Hospital Regional do Médio Sertão, que depois de pronto deverá gerar cerca de mil empregos diretos na área da saúde

Rafael Maynart / Agência Alagoas

Durante visita às obras de duplicação da rodovia AL-115, na manha desta quarta-feira (16), o governador Paulo Dantas anunciou que o Estado também vai duplicar a rodovia que liga Palmeira dos Índios à cidade de Bom Conselho, em Pernambuco, melhorando ainda mais a mobilidade na região.

De acordo com o governador Paulo Dantas, ao lado do prefeito Júlio César, a nova duplicação vai facilitar o deslocamento da população que deseje ir ao estado vizinho, como também auxiliar no desenvolvimento social e econômico da cidade, que passará a ser rota obrigatória, ligando os quatro cantos do Estado.

“Como o Júlio sempre diz, onde passa a rodovia, passa também o desenvolvimento, fortalece a economia e a região também cresce. Palmeira dos Índios se tornará a cidade referência do médio Sertão, sendo o centro de três importantes rodovias. Além da AL-115,  que vai até Arapiraca, e essa até Bom Conselho, irei até Brasília para que a BR-316 também seja duplicada o quanto antes, melhorando a mobilidade, o escoamento da produção - principalmente da agricultura familiar - e fortalecendo o turismo”, disse o governador.

Durante a visita ao trecho 1 da duplicação da rodovia AL-115, o governador também anunciou, ao lado do secretário de Transportes, Trânsito e Desenvolvimento Urbano (Setrand), que as obras estão aceleradas e que devem ser entregues até agosto de 2023. Segundo ele, as chuvas e alguns entraves burocráticos relativos aos postes de energia e desapropriações estão sendo concluídos para que os três trechos da rodovia sejam concluídos. A rodovia liga a cidade de Palmeira dos Índios a Arapiraca, passando pelos municípios de Igaci e Craíbas.

Orçada em, aproximadamente, R$ 100 milhões, recursos adquiridos junto ao CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), a obra já está cerca de 40% concluída. Além disso, R$ 60 milhões já estão empenhados, o que garantirá a continuidade dos trabalhos, que acontecem diariamente para que a entrega aconteça dentro do prazo previsto.

*Hospital Regional*

Durante a visita à cidade de Palmeira dos Índios, Paulo Dantas também visitou o Hospital Regional do Médio Sertão, que está com, aproximadamente, 40% das obras executadas. Na oportunidade, o governador destacou que, após a conclusão das obras, serão gerados cerca de 1.000 empregos diretos na área da saúde.

O hospital terá 123 leitos, distribuídos em clínica médica, pediatria, maternidade, urgência e emergência na porta de entrada, UTI adulto, UTI pediátrica e cirúrgica. Além disso, terá um centro integrado para realização de exames de diagnóstico e consultas, atendendo à demanda da região do médio Sertão, evitando o deslocamento para os hospitais da capital e Arapiraca. A nova unidade irá preencher a lacuna na assistência à população da 8° região de saúde.

Paulo Dantas também informou que vai se reunir com o reitor da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Henrique Costa, para ofertar o curso de Medicina em Palmeira dos Índios.

Por fim, ele conheceu o Santuário Frei Damião, no povoado Canafistula, que foi inaugurado recentemente pelo prefeito Júlio César e que tem atraído milhares de fiéis e romeiros toda semana.