15/12/2021 17:42 | Desenvolvimento Econômico

Em encontro com setor produtivo, Renan Filho faz balanço da gestão

Thiago Sampaio

Severino Carvalho

O governador Renan Filho participou, nesta quarta-feira (15), de um encontro com representantes do setor produtivo na sede da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), em Maceió. Aos industriais presentes ao almoço de confraternização, ele fez um breve balanço de sua gestão, destacou as parcerias firmadas com a entidade e afirmou que 2022 será um divisor de águas para Alagoas.

“É muito importante que um Estado como o nosso encontre um ciclo longevo de investimentos, de crescimento e de melhoria da qualidade de vida da população. Nós precisamos manter as conquistas e aprofundá-las”, sustentou Renan Filho. O governador destacou os avanços alcançados em sua gestão, sobretudo nas áreas da educação, saúde, infraestrutura rodoviária e segurança pública. De todas as ações exitosas, entretanto, disse que a precursora foi o resgate da capacidade de investimento do Estado, sob o comando do secretário da Fazenda, George Santoro, presente ao encontro na FIEA.

“Isso permitiu que Alagoas saísse do posto de Estado que menos investia os próprios recursos para liderar os investimentos no país. Por três anos seguidos, somos o segundo Estado que mais investe no Brasil. E eu estou muito animado, acho que esse ano vamos ser o Estado que mais investirá recursos, ultrapassando o Ceará”, projetou.

“Esses investimentos colocam Alagoas como o Estado que mais reduz violência no país, que mais reduziu a mortalidade infantil na década, que mais avançou no IDEB e que mais evoluiu em infraestrutura rodoviária. Somos, ainda, pioneiros nas concessões de obras de esgotamento sanitário do país. Com os leilões dos três blocos, levantamos R$ 9 bilhões. Isso representa um sexto do PIB em investimentos em água e esgoto, o que vai, sem dúvida, catapultar a economia nos próximos anos”, acrescentou.

Parcerias

Anfitrião do encontro, o presidente da Fiea, José Carlos Lyra, agradeceu ao governador pelas parcerias firmadas com o Sesi e o Senai, instituições que compõem a Federação das Indústrias de Alagoas, destinadas ao crescimento dos índices de educação do estado.

Ele citou como exemplo o convênio assinado na segunda-feira (13), que vai destinar cerca de 10 mil vagas dos cursos de qualificação profissional do Senai a estudantes da rede pública estadual de educação.

“Somos os primeiros do Sistema Indústria nacional a formalizar um convênio dessa magnitude”, destacou José Carlos Lyra.

Quem também agradeceu ao govenador pelas parcerias firmadas foi o reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), professor Carlos Guedes. Ele recordou que o Estado vai investir R$ 48 milhões para a construção de três campi no Estado, nos municípios de Rio Largo, Batalha e Santana do Ipanema.

“Essa ação que o governador fez, junto com o secretário da Educação, Rafael Brito, é inédita na história da educação pública do país”, enfatizou o reitor.

Participaram, ainda, do encontro os secretários de Estado da Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça; do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral; do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques; do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão; do Tesouro Estadual, Renata Santos; além do diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes.