15/03/2023 15:06 | Gestão e Finanças

NFC

Em comemoração ao Dia do Consumidor, Sefaz sorteia R$ 3 milhões

Durante o sorteio, foram prestadas homenagens ao ex-secretário George Santoro e boas-vindas à nova secretária da fazenda, Renata dos Santos

Foram sorteados R$ 1,5 milhão para pessoas físicas e R$ 1,5 milhão para as entidades sociais cadastradas na campanha

Ivo Neto / Ascom Sefaz

Victor Xavier / Ascom Sefaz

Em comemoração ao Dia do Consumidor, a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) sorteou, nesta quarta-feira (15), R$ 3 milhões para pessoas físicas e entidades sociais cadastradas na campanha da Nota Fiscal Cidadã (NFC). O evento aconteceu na Associação Acolhimento Mãe das Graças, localizada na Cidade Universitária, em Maceió.

O primeiro sorteio do ano contou com a presença da atual secretária da Fazenda, Renata dos Santos, que tomou posse do cargo ontem (14), e do ex-secretário George Santoro, que se despediu de todas as instituições sociais. A cerimônia foi marcada por várias homenagens e pela novidade na liderança da Sefaz.

“É uma satisfação, no meu primeiro dia, poder vir em uma instituição, nesse programa [de Educação Fiscal] que eu participei de todo processo de reorganização, acompanhei, fui em vários outros sorteios durante o tempo em que eu estava na área do Tesouro Estadual, é muito gratificante. Eu lembro que passei dois ou três aniversários em instituições e eu falava que isso era uma forma abençoada de passar o aniversário, eu acho que isso aqui também é uma forma abençoada de começar a minha nova gestão”, disse Renata dos Santos.

George Santoro, falou sobre a sua satisfação de ter participado de um projeto tão importante junto à equipe da Fazenda. “Durante todos esses anos, conseguimos colocar esse programa super legal no ar. Agora, vai dar continuidade com a Renata e toda a equipe. A gente completa ciclos nas nossas vidas, e eu completei um ciclo ontem, devo iniciar outro na próxima semana, já emendando. É sempre muito gratificante ver um trabalho como esse, acho que é um serviço público muito relevante e precisamos sempre valorizar e tentar ao máximo ajudar”, disse o ex-secretário.

Nesta edição, houve o sorteio de R$ 1,5 milhão para pessoas físicas e R$ 1,5 milhão para as entidades sociais cadastradas na campanha. Ao todo, foram gerados 230.205 bilhetes oriundos das notas fiscais e 74.025 consumidores participaram. Além disso, 115 instituições aptas para sorteio também puderam concorrer a 106 prêmios. Para saber os resultados, a lista pode ser encontrada no site da campanha http://nfcidada.sefaz.al.gov.br/resultados/.

Homenagens

O ex-secretário da Fazenda, que esteve no cargo por mais de oito anos, George Santoro, foi homenageado pela sua contribuição com as instituições sociais durante a gestão.

“Nosso amigo, eu sei que amizade é algo que nasce e se dá gratuitamente, sem que se coloque a necessidade de retribuição ou qualquer tipo de pagamento. O senhor nos ensinou isso também, e por esse fato ainda sentimos mais necessidade de agradecer por tudo. O senhor sempre foi um amigo verdadeiro, alguém que esteve ao nosso lado no bom e no menos bom. É graças ao seu apoio e incentivo que hoje chegamos onde estamos e nunca vamos esquecer de tudo que já fez por nós. Nossa gratidão pelo senhor é infinita e eterna, amigo!”, disse a presidente da Associação Beneficente Santa Lúcia, Maria Pau Ferro, que também deu boas-vindas a Renata dos Santos: “É ótimo ter você conosco nessa jornada e estamos empolgados para ver as coisas incríveis que podemos realizar juntos. Sabemos que sua contribuição será valiosa e fará a diferença em nossas comunidades”.

George também foi homenageado pela Associação do Fisco de Alagoas (Asfal), agradecendo pelo compromisso e o resultado do progresso ao Fisco e à toda sociedade alagoana assumido por ele.

“O crescimento contínuo ao longo do caminho percorrido é marca e efeito da excelência de uma parceria firmada, que trouxe ao fisco alagoano um tempo de evolução. Nossa gratidão pelo legado construído”, disse o presidente da Asfal, Gustavo Calheiros.

Inaugurações

Na ocasião, foram inaugurados novos recursos adquiridos com o dinheiro da campanha, dentre eles uma doblò, máquina de lavar, instalação de energia solar, a reforma da instituição e a construção de um poço. Segundo a presidente do Acolhimento Mãe das Graças, Cícera Lisboa, esses equipamentos servirão para acolher ainda mais pessoas que necessitam de amparo. Ela fala sobre a importância da NFC para a instituição.

“Sem a Nota Fiscal Cidadã, não teríamos o que temos e não seríamos o que somos hoje. Com essa campanha, conseguimos aumentar o número de pessoas assistidas. Vocês nos deram voz e visibilidade, nós só temos que agradecer”, ressalta.

Juliane Calheiros, chefe de Educação Fiscal, comenta sobre o grande papel da NFC no processo de educação fiscal em Alagoas. “A partir da campanha, conseguimos educar as pessoas com o ato de solicitar o CPF na nota no momento de suas compras, e assim, evitamos que os contribuintes desviem os recursos que devem ser empregados em diversos setores que atuam no desenvolvimento do estado. Com um trabalho constante, conseguimos conscientizar o quanto uma nota fiscal é importante para a melhoria do estado”, afirma.

A Associação Acolhimento Mãe das Graças

Cadastrada na NFC desde 2016, a entidade foi fundada em 2009 e busca auxiliar idosos de baixa renda em Maceió. Para contribuir com a instituição, você pode entrar em contato pelo número (82) 98861-3979, ou pelo Instagram @acolhimentomaedasgracas.