18/04/2023 12:05 | Governo de Alagoas

Em Brasília, vice-governador de Alagoas discute segurança nas escolas com presidente Lula

Objetivo do encontro é estabelecer estratégias de promoção da paz nas instituições educacionais, e de combate aos discursos de ódio e ao extremismo

Vice-governador Ronaldo Lessa participa de reunião com o presidente Lula e governadores

Alexandre Câmara

Representando o governador de Alagoas, Paulo Dantas, o vice-governador do Estado, Ronaldo Lessa, participa na manhã desta terça-feira (18), em Brasília, de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alkimin, e governadores dos estados e do Distrito Federal, para discutir políticas de segurança, de prevenção e de enfrentamento à violência nas escolas, a partir de estratégias de promoção da paz nas instituições educacionais, e de combate aos discursos de ódio e ao extremismo.

No início deste mês, o Governo Federal anunciou a criação de um grupo de trabalho (GT) para debater soluções para o problema de violência nas escolas. Além disso, está disponibilizando R$ 150 milhões do Fundo Nacional de Segurança Pública para estados

e municípios fortalecerem as rondas escolares.

Em Alagoas, a Polícia Militar tem intensificado visitas às unidades de ensino da capital e do interior, e dialogado com gestores, professores e alunos. É rotina da PM realizar rondas ostensivas, prestar orientações, realizar reuniões e palestras com a comunidade escolar.

A Segurança Pública do governo Paulo Dantas está empenhada em garantir a paz e tem trabalhado pela união de esforços. As famílias também devem fazer seu papel, como ficar atentas à mudança de comportamento dos filhos, ver o conteúdo que acessam na internet e o que carregam na mochila.

Com uma ação conjunta, a PM acredita que é possível garantir o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. O trabalho de fiscalização, que é realizado sistematicamente pelo Batalhão de Polícia Escolar (BPEsc), ganhou reforço e o Núcleo de Articulação Comunitária Escolar (Nace) está atuante. As equipes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) estão em ação e os batalhões de área e outras unidades especializadas estão vigilantes por toda Alagoas para garantir mais segurança nas escolas.

A reunião do vice-governador com o presidente Lula também contou com os presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; a presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber; o Procurador-Geral da República, Augusto Aras e representantes de prefeitos, como a Associação Brasileira de Municípios (ABM), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP).