28/10/2023 10:21 | EducaçãoDesenvolvimento Social

Em Branquinha, Paulo entrega 48ª Creche Cria e amplia cobertura educacional na primeira infância no estado

O governador aproveitou para convocar os estudantes para participarem da prova do SAEB

Governo de Alagoas amplia para cerca de 10 mil crianças atendidas em período integral nas creches Cria

Edvan Ferreira / Agência Alagoas

Marcelo Alves / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas inaugurou nesta sexta-feira (27), no município de Branquinha, a 48ª Creche Cria em Alagoas. Com esse novo equipamento, o Governo de Alagoas amplia para cerca de 10 mil crianças, de 0 a seis anos, atendidas em período integral nessas unidades de ensino instaladas no estado. Para construção do equipamento de atenção à primeira infância, foram investidos R$ 4,6 milhões em recursos próprios do Tesouro Estadual.

Paulo disse que, diante de um panorama de bons indicadores, há a expectativa de ultrapassar a meta de 50 creches Cria entregues ainda neste ano. Além disso, o governador aproveitou a oportunidade para convocar a comunidade estudantil para participar das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), o qual tem influência direta nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

“A presença dos estudantes é fundamental e também é determinante para que eles recebam o Bolsa Conclusão de R$ 2 mil. Além disso, a participação do aluno na prova do SAEB vai contribuir para que o Estado de Alagoas continue evoluindo no IDEB e na qualidade de ensino, demonstrando para o Brasil que nós estamos um sistema educacional de alto nível, disse

Presente à solenidade, o deputado federal Isnaldo Bulhões ressaltou que a Educação de Alagoas tem sido modelo para o Brasil e anunciou que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, vai encaminhar mensagem ao Congresso Nacional propondo a instituição de um programa de transferência de renda para todos os estudantes do país, a exemplo do Programa Escola 10.

“Nos próximos dias, os ministros Camilo Santana (Educação) e Rui Costa (Casa Civil) encaminharão ao Congresso Nacional uma mensagem do presidente Lula da Silva, para propor a instituição de um programa a exemplo do Escola 10 em todo o país. A ideia é apresentar no Congresso um projeto de lei, em regime de emergência constitucional, ou editar uma medida provisória para instituir esse programa”, disse Isnaldo Bulhões, ressaltando que a proposição partiu do deputado Rafael Brito, que na oportunidade que integrou a equipe de transição do governo Lula.

A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, destacou que o equipamento tem a capacidade de proporcionar impacto positivo na sociedade.

“Além da formação educacional, a estrutura física e pedagógica que proporcionam educação de qualidade, a Creche Cria também cuida da saúde e nutrição das crianças e permite que os pais e mães possam trabalhar enquanto seus filhos são cuidados pela equipe educacional da creche”, disse.

O prefeito de Branquinha, Neno Freitas, agradeceu pela entrega da Creche Cria e a homenagem à mãe dele, Jandira de Freitas Lopes, que dá nome ao equipamento.

“O governo Paulo Dantas tem feito vários investimentos em Branquinha. Além da Creche Cria, a gente conta com o Bolsa Cria, o Programa do Leite e ainda nos ajuda no transporte escolar, bem como tem dado maquinário”, destacou.

O evento também contou com a presença do senador Renan Calheiros, dos deputados Rafael Brito (federal) e Remi Calheiros (estadual) e a secretária-executiva da Seduc, Sueleide Soares, a gerente de Educação da Creche Cria, Márcia Suzana e políticos da região.