10/04/2023 10:36 | Infraestrutura

Em 100 dias, Seinfra realiza obras estruturantes em municípios alagoanos

Secretaria mostrou um resultado satisfatório considerando tanto as obras entregues quanto as que estão em fase de finalização

Seinfra tem trabalhado para entregar qualidade de vida e bem-estar em forma de trabalho para todos os alagoanos

Felipe Lima/Ascom Seinfra

Camylla Klévia/Ascom Seinfra

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) tem trabalhado incansavelmente para entregar qualidade de vida e bem-estar em forma de trabalho para todos os alagoanos. Somente nos primeiros 100 dias do novo governo, a pasta mostrou um resultado satisfatório considerando tanto as obras entregues quanto as que estão em fase de finalização.

No município de Pão de Açúcar, a Seinfra entregou a Praça do Sesquicentenário toda reformada. Com a entrega do equipamento público, a população terá mais um local para lazer e socialização, o que contribui de maneira direta e positiva para a elevação da qualidade de vida dos moradores. A cidade também foi contemplada com o programa de melhorias habitacionais, um convênio entre o Governo de Alagoas e a prefeitura contempla 350 moradias, sendo que 22 já foram entregues.

Na cidade do Pilar, a Seinfra assinou ordem de serviço para a construção do conjunto das marisqueiras e pescadores já com as obras em andamento. O projeto está dividido em 7 lotes com 157 casas ao todo. Cada residência possuirá 60m², todas com dois quartos, sala, banheiro e lavanderia. Além dos lotes de casas, o local terá também uma área de espaço verde e uma área reservada para que a prefeitura possa implantar, construir e/ou desenvolver serviços comunitários para os moradores do local. A construção segue em ritmo acelerado.

Ainda neste mês de abril, serão entregues nos municípios de Igaci e Dois Riachos conjuntos habitacionais. As duas cidades alagoanas receberão 50 casas com cinco cômodos. As obras de construção dos conjuntos estão em fase de finalização.

O Programa Vida Nova na sua Casa, uma extensão do Programa Vida Nova nas Grotas, que oferece uma ampla pasta de melhorias dentro das residências, irá beneficiar, somente em Mar Vermelho, 150 famílias, destas, nove casas já foram finalizadas e entregues aos seus moradores.

Em Maceió, o programa Vida Nova nas Grotas, que além de facilitar a acessibilidade nas comunidades da capital alagoana também entrega melhorias dentro dos imóveis, segue beneficiando milhares de maceioenses. Dentre os serviços oferecidos pelo programa estão melhorias no teto, como a troca de toda a madeira, telhado e fiação elétrica; melhorias no piso, no reboco, troca ou instalação de pia no banheiro, chuveiro e vaso sanitário; melhorias em áreas molhadas e pintura da fachada. Somente na comunidade do Grutão, 125 casas estão recebendo as melhorias, das quais 73 já foram finalizadas.

Abastecimento e saneamento

As obras de esgotamento sanitário e abastecimento de água desenvolvidas em todo o Litoral Norte de Alagoas estão a todo vapor. Até agora, a Seinfra já executou 47% das obras de esgotamento sanitário em Maragogi, que quando finalizadas, serão entregues 92 km de rede coletora de esgoto, três estações de tratamento, 20 estações elevatórias e mais de 692 metros de emissário, o que contribuirá diretamente para o aumento do turismo na região e para a melhoria da qualidade de vida da população.

Em Porto de Pedras, 22% do total das obras já foram finalizadas. O projeto para a cidade prevê mais de 16 km de rede coletora, 702 metros de emissário, 15 estações elevatórias e uma estação de tratamento de esgoto, o que diminuirá os índices de contaminação advinda da falta de saneamento básico, além de gerar valorização dos imóveis e gerar mais empregos.

A Seinfra também continua trabalhando no município de Japaratinga com as obras de abastecimento de água, o que facilitará o dia a dia das famílias. No total, 90 mil pessoas serão beneficiadas com as obras no Litoral Norte.

A secretaria também retomou as obras de reforma e ampliação do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, o principal centro de convenções e eventos de Maceió, que recebe anualmente congressistas de todo o mundo e impulsiona a economia e o turismo em nosso estado.