11/01/2022 12:23 | Segurança

Em 1º mês de atuação no Benedito Bentes, Ronda no Bairro já apresenta resultados positivos

Os casos de homicídios caíram 86% e não houve registros de roubos de veículos e nem em transporte coletivo dentro da área de atuação


Ascom/Ronda do Bairro


Victor Lima

Com um mês de atuação no Benedito Bentes, o Programa Ronda no Bairro (PRB) já apresenta resultados positivos na região. Segundo as estatísticas, as ocorrências de homicídios caíram 86% e não foram registrados roubos de veículos e nem em transporte coletivo nestes primeiros 30 dias. O percentual representa uma comparação entre os dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC), da Secretária de Estado da Segurança Pública, registrados ao longo do mês de novembro de 2021 e o levantamento recente da Central de Atendimento e Despacho (CAD), também da SSP/AL, já cobrindo a atuação do Programa em dezembro.

Diariamente, das 6h às 14h30 e das 14h30 às 22h30, sete guarnições por turno realizam o policiamento de proximidade na região, que é a quarta localidade a receber o Ronda no Bairro. São três patrulhas a pé, as chamadas POs, duas em motos e duas em viaturas, além do apoio do 5º Batalhão de Polícia Militar, zelando pela proteção humana e patrimonial num dos bairros mais populosos da capital alagoana. Ao todo são quase 20 agentes de proximidade por turno.

 “Os resultados nos deixam gratificados e com a certeza de que vamos atingir nossos objetivos, que é garantir sensação de segurança e tranquilidade às áreas delimitadas de atuação do Ronda no Benedito Bentes, experiência já vivida nos outros territórios”, declara o superintendente do Ronda no Bairro, coronel Cícero Silva. “Mas, devemos destacar sempre que os nossos agentes de proximidade atuam em conjunto com as demais forças de segurança de Alagoas e, no Benedito Bentes, nosso parceiro principal é o 5º Batalhão da PM”, completa.

Além dos casos de homicídios e assaltos em ônibus, outros dados também chamam a atenção. Os roubos a transeuntes, os assaltos à mão armada, foram reduzidos em 81%, e o roubo ao comércio local diminuiu para 50%.

O PROGRAMA - O Programa Ronda no Bairro está há 4 anos transformando a forma de proteger os cidadãos, com uma abordagem mais próxima e humana, em quatro localidades de Maceió: Centro, Jacintinho, Orla e no Benedito Bentes. Além das ações do Comando Operacional, que se referem ao policiamento e combate à criminalidade, a população conta com atividades desenvolvidas pela Equipe de Mobilização e Articulação Social, focadas na assistência e acolhimento às pessoas em miserabilidade social, e ainda com ações junto a órgãos e instituições responsáveis pela requalificação de espaços públicos degradados. É a filosofia de proximidade garantindo mais segurança e prevenção à violência.