21/12/2023 08:59 | Educação

Educação promove socialização de práticas inspiradoras 2023 do Programa Professor Mentor

Evento realizado na quarta-feira (20), no Cepa, teve representação dos mais de três mil professores mentores e aproximadamente 700 coordenadores das 13 Gerências Especiais de Educação

Programa ocorre por meio de parceria entre Seduc e Fapeal

Thiago Ataíde

Manuella Nobre/Ascom Seduc

Depois de um ano promissor, é chegada a hora da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) socializar e reconhecer as práticas inspiradoras  do Programa Professor Mentor, meu Projeto de Vida em 2023. Na quarta-feira (20), foram expostas as práticas das unidades escolares das 13 Gerências Especiais da Educação (GEEs) no auditório da 13ª GEE, no Cepa.

Realizado em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), o programa, em seu segundo ano de execução, teve como eixo destaque a recomposição das aprendizagens, envolvendo 3.300 professores mentores, 3.300 estudantes e aproximadamente 700 coordenadores mentores pedagógicos em todo o estado.

Os principais resultados alcançados pelas escolas da Rede Pública Estadual foram apresentados pelo superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio, Ricardo Lisboa: 3.282 turmas de Ensino Médio com projetos de pesquisa; 96% de participação na avaliação do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) 2023; 100% de estudantes do Ensino Médio inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na maioria das Regionais; turmas com 90% de frequência, com destaque para o Cartão Escola 10; e ainda a queda para apenas 2% de risco de retenção e 2% de evasão/abandono. O programa foi um dos premiados da edição 2023 do Concurso de Ações Inovadoras do Governo de Alagoas.

Resultados

O superintendente pontuou as principais ações realizadas: acolhimento à comunidade escolar, por meio da Busca Ativa, escuta e visitas domiciliares; acompanhamento personalizado, com atendimento por agrupamentos e individualizado; além do incentivo à pesquisa ainda na Educação Básica, com a distribuição de quatro mil bolsas de pesquisa com foco na aprendizagem. Ainda em sua apresentação, listou os principais eixos e o foco previsto para o próximo ano.

“Em 2023 tivemos como eixo norteador a recomposição das aprendizagens pós-pandemia. Para o próximo ano a nossa proposição é destacar o eixo do engajamento e território, o trabalho voluntário”, declarou, pontuando os demais eixos: projeto de vida, família, competências socioemocionais e diversidades.

Reconhecimento

Durante o evento, onde foram reconhecidas as principais práticas, a secretária executiva do Desenvolvimento da Educação e Cooperação com os municípios, Sueleide Duarte, representando a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, fez o acolhimento e agradeceu aos profissionais das escolas pela dedicação e resultados alcançados.

“É um momento especial, festivo, onde agradecemos a todos aqui presentes. São nestes momentos que nascem as políticas públicas. Avançamos muito e tenho a certeza de que a gente pode fazer melhor ainda”, incentiva Sueleide.

O diretor-presidente da Fapeal, Fabio Guedes, acompanhado do diretor-executivo de Ciência e Tecnologia, João Vicente, reforça a importância da parceria. “Para nós esta é uma parceria valiosa, porque investir na educação básica é investir na base”, reconhece.