27/05/2022 14:10 | Educação

Educação promove I Colóquio dos Saberes Indígenas para socialização de pesquisas sobre a identidade dos povos originários de Alagoas

Evento on-line contou com uma programação de dois dias conduzidos por palestrantes e pesquisadores indígenas


Evento on-line debateu sobre a identidade dos povos originários de Alagoas

Jonathan Lins/ Seduc


Joyce Andrea/ Seduc

Esta semana, durante os dias 25 e 26, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência de Políticas Educacionais (Suped), realizou o I Colóquio dos Saberes Indígenas. O evento ocorreu de forma virtual e contou com a participação de profissionais da educação e pesquisadores indígenas, os quais expuseram e socializaram produções acadêmicas sobre as tradições, cultura e identidade dos povos originários de Alagoas.

O colóquio contou com uma programação extensa de dois dias de webconferência em plataforma digital com palestras, mesas de discussão e apresentação de pesquisas sobre territorialidade, língua materna e identidade dos povos indígenas. Na ocasião, houve ainda a pré-estreia do curta-metragem 'Todo Índio Tem Ciência', dirigido por Aldemir Barros e Celso Brandão.

Outra discussão promovida no evento foi a implementação da Educação Escolar Indígena, com convidados e representantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Entre eles, os palestrantes Prof. Dr. Amaro Hélio Leite da Silva, do Ifal, que trouxe uma reflexão sobre Identidade e Território Indígena em Alagoas, e a Profª. Dra. Iraci Nobre da Silva, da Uneal, que palestrou sobre a Educação Escolar Indígena no âmbito do Ensino Superior.

"O evento deu voz aos professores, alunos, gestores e pesquisadores indígenas para socialização dos saberes vivenciados nas comunidades indígenas de Alagoas. O lugar de fala neste evento assume relevante importância pela visibilidade à vasta e rica produção científica e pedagógica dessas comunidades que são etnicamente diversas e singulares", avaliou a coordenadora do Referencial Curricular de Alagoas (ProReCAL), Márcia Susana Lima, representante da Superintendência de Políticas Educacionais da Seduc no evento.

Sob supervisão*