13/12/2021 10:08 | Educação

Educação oferta mais de 57 mil vagas para novatos na pré-matrícula de 2022

Procedimento deve ser feito on-line a partir de hoje (13) e prossegue até o dia 30


Thiago Ataíde


Ana Paula Lins

A rede estadual de ensino vai disponibilizar 57.957 vagas para alunos novatos na pré-matrícula do ano letivo 2022. O procedimento deve ser feito on-line pelo site www.matriculaonline.al.gov.br a partir de hoje (13) e prossegue até o dia 30 deste mês.

Destas 57.957 vagas, 30.939 são para as escolas de regime parcial (apenas um horário), 12,678  para as unidades de ensino integral e 14.340 para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Neste próximo ano letivo, mais 45 unidades oferecerão ensino integral. Junto com as 62 que já ofertavam a modalidade, Alagoas contabilizará 107 escolas dessa modalidade no estado, tendo a quinta maior cobertura nesse segmento do país. 

“Valorização dos professores, investimentos nunca antes vistos, ações e programas inovadores e benefícios diretos aos estudantes, tudo isso faz parte desse novo momento da educação, que já é realidade para os alunos da rede estadual e será ainda mais nesse ano letivo de 2022. É hora do estudante aproveitar essa oportunidade, estando atento ao cronograma de matrículas para não perder os prazos. Com o apoio e a dedicação do governador Renan Filho, colocamos em prática mais de dez programas que estão alçando a educação pública estadual a um outro patamar. A rede está pronta para atender a todos da melhor forma. Tenho certeza que será uma grande ano letivo para todos os nossos estudantes”, ressalta o secretário de Estado da Educação, Rafael Brito.




As escolas estaduais e as 13 Gerências Regionais de Educação (Gere) funcionarão como ponto de apoio para quem tiver dificuldades de efetuar a matrícula on-line. Será obrigatório que todos os estudantes possuam CPF para a efetivação do cadastro.

Passo a passo

O interessado deve acessar o site  www.matriculaonline.al.gov.br e preencher um formulário eletrônico com seus dados pessoais e série pretendida, além de selecionar três opções de escola onde deseja estudar. Se o candidato à vaga for um estudante com deficiência, é preciso declarar esta informação no ato do cadastro.

Na pré-matrícula on-line são ofertadas vagas para as seguintes turmas: 1º e 6º anos do ensino fundamental; 1ª série do ensino médio; 1º e 5º períodos diurnos e 1º e 6º períodos noturnos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nível fundamental e 1º período da EJA médio modular. Para a EJA fundamental, a idade mínima de ingresso é de 15 anos, enquanto para a EJA médio é de 18 anos.

Para as demais séries, o interessado deve procurar a escola mais próxima e verificar se a mesma dispõe de vagas. Caso sim, a matrícula deve ser feita presencialmente na instituição.

O resultado da pré-matrícula on-line estará disponível a partir de 24 de janeiro de 2022 e, no período de 24 a 28 de janeiro, o candidato deve comparecer pessoalmente à escola selecionada para entrega de documentação e confirmação da matrícula.

Transferência interna

A partir desta segunda-feira (13), também terá início o período de transferência interna, o qual prossegue até o dia 30.  Este procedimento é exclusivo para alunos que já são da rede estadual e que, em 2022, vão cursar uma série que não é oferecida na escola onde atualmente estudam. Neste caso, a transferência é realizada pela direção da unidade de ensino, mediante disponibilidade de vagas na escola pretendida e autorização dos pais (para estudantes menores de idade).