26/05/2023 09:54 | Educação

Educação marca presença em mais uma edição da Expedição Criativa, nos EUA

Práticas exitosas de Alagoas no desenvolvimento da Aprendizagem Criativa são compartilhadas com pesquisadores americanos


Comitiva alagoana participa de oficinas e troca de experiências entre pesquisadores e participantes do programa Escolas Criativas, nos Estados Unidos

Cortesia


Joyce Andrea, sob supervisão / Ascom Seduc

A Educação de Alagoas segue se destacando, inclusive, no cenário internacional. Esta semana, representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) embarcaram rumo à cidade de Boston, nos Estados Unidos, a convite da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBCA), para participar de mais uma edição do programa Expedição Criativa. O evento, que segue até o próximo sábado (27), tem como objetivo proporcionar uma imersão sobre a Aprendizagem Criativa na prática, com oficinas e troca de experiências entre pesquisadores e participantes do programa Escolas Criativas.


Pela comitiva alagoana, marcam presença o superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio da Seduc, Ricardo Lisboa; a gerente do Centro de Ciências e Tecnologia da Educação, Andrea Maciel, e a gerente especial de Avaliação e Desenvolvimento Escolar, Fabiana Dias, além da ex-secretária da Educação e atual secretária do Gabinete Civil de Alagoas, Roseane Vasconcelos.


Também participam da imersão representantes da Secretaria de Educação de Coruripe, que expõe práticas pedagógicas voltadas à inovação por meio da robótica. 


A iniciativa conta com o apoio das fundações Lego e Lemann, entidades que buscam potencializar a difusão da Aprendizagem Criativa no Brasil e transformar as escolas públicas em locais cada vez mais instigantes para um ensino-aprendizagem inovador. A programação do evento conta com uma visita técnica ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), uma das instituições mais conceituadas do mundo da tecnologia, além de palestras e oficinas sobre como integrar a aprendizagem criativa ao currículo escolar.

 

Escolas Criativas

Trata-se de um programa constante no edital Tech and Play, idealizado pela Lego Foundation para apoiar as Secretarias de Educação em todo o país. A iniciativa defende como um ambiente aberto, que dê às crianças e adolescentes a oportunidade de se expressar, se divertir e colaborar em projetos conectados com sua realidade, pode contribuir para a formação de cidadãos aptos a lidar com as complexidades de um mundo em transformação.