14/11/2023 08:30 | Educação

Educação marca presença em evento da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa

Superintendente Ricardo Lisboa destaca importância de intercâmbio para troca de experiências exitosas desenvolvidas no Brasil e no exterior


Superintendente Ricardo Lisboa (ao centro) representou a Seduc no Tech and Play, em São Bernardo do Campo-SP

Ascom Seduc


Ana Cecília Oliveira, sob supervisão (Ascom Seduc)

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) esteve representada, no último final de semana, em um dos maiores eventos do país voltados à aprendizagem criativa, o Tech and Play. Realizada na cidade de São Bernardo do Campo-SP, a conferência reuniu, durante três dias, membros da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC) para uma grande troca de experiências cujo foco é o desenvolvimento da tecnologia e da inovação como parte integrante do processo de aprendizagem.


Superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio e Políticas Educacionais da Seduc, Ricardo Lisboa participou do encontro em São Paulo e destacou o alcance da iniciativa, lembrando os avanços já obtidos, em Alagoas, pela rede estadual de ensino.


“Foi uma oportunidade incrível de conhecer experiências inovadoras no âmbito da aprendizagem criativa. Ao todo, são dezesseis redes participando do programa da RBAC. E a conferência contou com uma vasta programação, reunindo expositores de vários países. Voltamos com muitas ideias para o próximo ano letivo, de modo a fortalecer os projetos que já executamos em Alagoas, a exemplo do Professor Mentor, Meu Projeto de Vida, que orienta o estudante na perspectiva da iniciação à pesquisa”, conta Ricardo.


Para aflorar cada vez mais o protagonismo juvenil, em agosto, a Seduc promoveu a 2ª edição do Festival de Inovação e Criatividade (FIC). Realizado no Ginásio Lauthenay Perdigão, em Maceió, o encontro expôs diversos trabalhos desenvolvidos por docentes e estudantes de 76 escolas da rede, explorando as metodologias ativas – estratégias que buscam incentivar o aluno a aprender de forma autônoma e participativa – e o denominado ‘ensino mão na massa’, que funciona como um catalisador do conhecimento, por intermédio do exercício prático.


RBAC

A Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC) é um movimento de educadores, pesquisadores e organizações que promovem práticas educacionais mais dinâmicas, criativas e relevantes para crianças e jovens de todo o país. Por meio de festivais, oficinas, programas, encontros regionais, recursos pedagógicos e discussões online, a RBAC provê um ambiente propício para a criação e a vivência da aprendizagem criativa nas diferentes regiões do país.


A RBAC conta com o apoio das fundações Lemann e Lego, que incentivam a adoção sustentável dessas práticas em escolas públicas.