30/12/2021 11:02 | Educação

Educação executa plano de ações e investe milhões para qualificação do ensino-aprendizagem em Alagoas

Com maior investimento da história, Educação lança pacote de programas que amplia e melhora a infraestrutura escolar do estado


Thiago Ataíde


Raphael Silva e Rodrigo Silva, sob supervisão

Obras encaminhadas, investimentos em infraestrutura e atendimento de demandas diversas nas áreas da educação foram alguns dos significativos avanços alcançados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) neste ano de 2021. Com reflexo direto na melhoria do ensino-aprendizagem de alunos e professores, a infraestrutura da rede pública ganhou celeridade nos investimentos realizados pelo Governo de Alagoas. Para isso, foi criado o programa Minha Escola Nova, que contou o orçamento total ultrapassando a casa dos 470 milhões, contribuindo na manutenção e construção de novas escolas, além da implantação de ginásios e Centro Educacional Integrado.

“Temos diversas obras em andamento: construção de escola com 12 salas, quadras cobertas, além do contrato de manutenção de unidades indígenas. Isso é algo bastante significativo. Esperamos avançar cada vez mais”, afirmou Aloísio Aragão, engenheiro da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Para educação infantil, foi criado o CRIA, programa que atendeu a alta demanda por vagas nas creches em todo o estado e promoveu a universalização de creches. Com a construção de 80 creches em andamento durante o primeiro lote, a expectativa é que ao todo, 200 sejam construídas no programa, funcionando em sistema modular nos municípios alagoanos, contemplando mais de 40 mil crianças de 0 a 4 anos.

“Melhorar a infraestrutura na rede pública estadual é dar aos nossos alunos melhores condições para estudar e aos nossos servidores um melhor ambiente de trabalho. Nós fizemos isso através dos programas Minha Escola Nova, que constrói novas unidades de ensino em todo o estado e do, do Equipa Escola, que promove novos mobiliários às escolas, e p  Rumo Às Aulas, um programa inédito que coloca o dinheiro direto na conta do gestor escolar para que ele promova as pequenas reformas necessárias nas escolas. Isso tudo fez toda a diferença, deu celeridade às ações e fez com que o retorno às aulas presenciais fosse possível de uma maneira segura e eficiente”, explica Rafael Brito.

Novo normal

Com o intuito de oferecer melhores condições estruturais favoráveis à prática educacional no período pós-pandemia, o Governo de Alagoas, por meio da Seduc, descentralizou cerca de R$ 85 milhões em programas como o Rumo às Aulas e o Equipa Escola, adequando a infraestrutura das escolas, aquisitando bens mobiliários, além de propor medidas sanitárias de proteção à saúde e bem-estar da comunidade escolar.

Daython Alexandre, diretor da Escola Estadual Teotônio Vilela, em Maceió, comemorou o repasse. “Com o recurso do Rumo às Aulas, nós compramos computadores, ampliamos a capacidade do refeitório, adquirimos instrumentos didáticos e realizamos uma reforma na unidade. Nada disso existia antes e agora foi possível”, comemorou o gestor.

João Honorato, aluno do 9º ano, afirma que a escola mudou para melhor, e que a mudança foi sentida por todos. “A escola pôde se organizar melhor e até um certo conforto acabou sendo gerado, onde por conta disso, notei que muitos alunos estão prestando mais atenção, e isso facilita o aprendizado”, contou o estudante do ensino fundamental.