20/10/2023 18:00 | Saúde

Educação em Saúde: Projeto do Samu contempla alunos de Escola Municipal em Maceió

Além de orientações sobre primeiros socorros, acadêmicos do Samu nas Escolas conscientizaram sobre os males dos trote


Acadêmicos do Samu levam conhecimento e coscientização a alunos e professores

Arnaldo Santtos / Ascom Samu


Arnaldo Santtos / Ascom Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) promoveu, nesta sexta-feira (20), mais uma ação do Projeto Samu nas Escolas, contemplando a Escola Municipal Professora Eulina Ribeiro Alencar, localizada no bairro Jacintinho, em Maceió. O principal objetivo foi conscientizar os alunos sobre os malefícios provocados pelos trotes, além de noções básicas sobre os primeiros socorros.

 

Quem ficou entusiasmada com a presença dos acadêmicos de medicina, enfermagem e serviço social pelos conteúdos apresentados, foi a aluna do 4º ano, Lays Vitória Lins, de 9 anos. Ela afirmou que gostou mais da parte orientativa sobre choque elétrico e engasgo. "Foi muito bom saber sobre o que fazer quando ocorre um acidente. Se acontecer com alguém, vou poder ajudar", destacou confiante.

 

A diretora geral da escola, Maria Marlene Santos, ressaltou a importância de receber a equipe de profissionais e acadêmicos para realizar a ação na escola. Ela destacou que já faz algum tempo que tinha solicitado a ação na escola, por ser importante não só para os alunos, mas também para os professores que acompanharam todo o conteúdo apresentado. "Ter conhecimento sobre os primeiros socorros é muito importante", destacou, agradecendo a toda a equipe do Samu.

 

O coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Maceió, médico Jordiran Soares, destacou que o Projeto Samu nas Escolas tem realizado um importante papel na redução dos trotes que o Sumu recebe diariamente. "Daí a importância do projeto para que os alunos possam entender e conscientizar sobre os malefícios do trote", enfatizou.

 

O Projeto

 

O Samu nas Escolas é um projeto de extensão realizado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em que participam também acadêmicos de várias instituições educacionais do ensino superior. Neste semestre participaram acadêmicos do Centro Universitário Cesmac, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Centro Universitário de Maceió (Unima) e Centro Universitário Mário Pontes Jucá (UMJ).

 

Para isso, o NEP Maceió do Samu capacitou 38 acadêmicos dos cursos de serviço social, enfermagem e medicina para repassarem informações sobre os primeiros socorros, especificamente sobre engasgo, queimaduras, choque elétrico, desmaios e quedas em que haja quebra de braço e pernas, além dos malefícios dos trotes para o Samu.

 

A capacitação dos acadêmicos é ministrada por profissionais do Samu e as ações nas escolas também são supervisionadas. Qualquer escola, seja da rede pública ou privada, pode solicitar que a equipe do Samu, através dos acadêmicos, realize a ação do projeto, basta agendar pelo e-mail do Setor de Serviço Social:  ssosamumaceio@gmail.com.