28/08/2023 15:42 | Educação

Educação de Alagoas é destaque em congresso de gestão pública

Em cinco anos, programa desenvolvido por fonoaudióloga da Seduc reduziu absenteísmo por distúrbios de voz em 98,5%


Entre quase 500 trabalhos expostos, o programa da Seduc foi escolhido entre os 138 melhores

Cortesia / Seduc


Manuella Nobre / Ascom Seduc

Considerado um gargalo quando o assunto é saúde ocupacional na Educação, além de queixa frequente entre os profissionais que têm a voz como ferramenta de trabalho, os distúrbios vocais relacionados ao trabalho (DVRT) passaram a receber um olhar especial na rede estadual de ensino de Alagoas a partir de 2011. Isso porque, com a Lei nº 7.241/11, o Governo do Estado instituiu o programa ‘Voz que Ensina’, por meio do qual a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) reduziu em 98,5% o absenteísmo por distúrbios de voz nos últimos cinco anos – feito já reconhecido, inclusive, nacionalmente.



Prova disso é que, nesse final de semana, a iniciativa foi destaque durante encontro que reuniu gestores públicos de todo o país: o XII Congresso Consad de Administração Pública, um dos principais eventos de gestão pública do Brasil, realizado em Brasília-DF. A fonoaudióloga da Supervisão de Saúde do Servidor (SUSS), Rayne Melo, representou a Seduc com o programa que leva qualidade de vida ao docente da rede estadual.





“Essa lei surgiu mediante a contribuição de profissionais da Superintendência de Perícia Médica e Saúde Ocupacional da Secretaria de Estado do Planejamento, da Universidade de Ciências da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Cerest, que é um centro de referência em saúde do trabalhador. A Seduc, por sua vez, ficou responsável pelo trabalho de prevenção desses distúrbios vocais. Fico extremamente feliz porque, entre quase 500 trabalhos expostos durante o congresso, o nosso foi escolhido entre os 138 melhores, tendo sido lembrado como uma boa prática a ser disseminada em todo o país”, comemora Rayne.


Para o superintendente de Valorização de Pessoas da Seduc, Kleber Pereira, que também esteve em Brasília para acompanhar o congresso, o reconhecimento confirma a atenção dispensada pela Educação de Alagoas à saúde do servidor.


“Foi excelente. O nosso trabalho foi muito bem recebido. Não à toa, o espaço em que realizamos a apresentação era a única sala lotada naquele horário. Tinha muita gente em pé para assistir, e a apresentação foi muito elogiada por todos. Temos vários programas diretamente ligados à saúde do nosso servidor, mas esse, em especial, alcançou um resultado comprovadamente muito bom”, destaca o superintendente.