25/10/2023 17:15 | InstitucionalPlanejamento e Gestão

Economista da Seplag é um dos dez servidores a serem agraciados com a Medalha Silvio Vianna 2023

Maior honraria do Governo de Alagoas é concedida a servidores com papel de destaque em suas atribuições

Acom Seplag

Larissa Costa / Ascom Seplag

“A medalha é um compromisso solene que assumo com a sociedade alagoana”. As palavras são do economista Genildo Silva, um dos dez servidores homenageados com a Medalha Silvio Vianna, maior honraria concedida pelo Governo de Alagoas. A premiação está marcada para esta quinta-feira (26), no Hotel Jatiúca, e reconhece as pessoas que desempenham papel de destaque no exercício de suas funções.

Servidor público há 18 anos pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Genildo Silva foi o nome mais cotado para concorrer à medalha, pelos votos de quase 300 colegas de trabalho vinculados à Seplag.

Natural de Novo Lino e o sexto dos dez filhos de Antônio Silva e Honorina Maria, o novo-linense hoje é economista e mestre em Gestão para Resultados no Setor Público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Genildo também carrega a certificação internacional em Parcerias Público-Privadas e Concessões, pela renomada APMG Internacional.

Nas quase duas décadas de serviço público, Genildo foi convidado a assumir cargos de peso dentro da Seplag, como o de diretor de Gestão Estratégica, superintendente de Modernização e secretário adjunto de Planejamento e Orçamento. No entanto, foi como superintendente de Planejamento e Políticas Públicas que o servidor considera ter realizado sua maior entrega na carreira, o Plano Plurianual (PPA).

“Já coordenei o PPA do primeiro mandato de Renan Filho, mas, na época, ocupava outra função na Seplag. Ajudei de maneira significativa por causa da minha experiência, mas nada comparado ao PPA 2024-2027, da gestão Paulo Dantas. Nesse, atuei de maneira direta como superintendente da pasta responsável por construir o plano, a de Planejamento e Políticas Públicas”, destaca.

Genildo explica que, pela primeira vez, quase todos os técnicos da Seplag foram envolvidos na execução deste trabalho. A equipe liderada por ele capacitou 120 pessoas e ouviu os alagoanos dos 103 municípios. Tudo pensado para que a população participasse ativamente na construção do planejamento governamental. O economista acredita que, no Brasil, poucos estados construíram para a construção do seu PPA como em Alagoas.

“Foi muito desafiador. Encabecei como superintendente a definição das estratégias, o cronograma das atividades e, com a ajuda fundamental da minha equipe, houve mobilização em todo o estado, com visitas às prefeituras, cooperativas, conselhos e instituições que representavam interesses coletivos”, detalha.

O PPA é o maior mecanismo de planejamento governamental em um período de quatro anos. E a construção dele, que rendeu um relatório final de quase 200 páginas, foi a maior, mas não a única entrega desafiadora para Genildo na carreira. Ele destaca o período em que ajudou a Seplag a conquistar a certificação da ISO, dada apenas a empresas públicas e privadas aptas a oferecer um produto, serviço ou sistema de qualidade. Para conquistar o selo é necessário passar por um conjunto de normas rígidas.

O Programa Alagoas Tem Pressa, criado em 2010, é outra entrega citada como desafiadora e motivo de orgulho na vida do profissional. O programa promoveu uma gestão de resultados, dentro de um modelo de controle e monitoramento de metas para o período de 2011 a 2022. Uma das metas foi a erradicação da pobreza extrema em Alagoas.

“Receber a medalha é muito significativo. Primeiro, porque ela traz o nome de Silvio Vianna, que representa um marco de honestidade, caráter e empenho no serviço público. É um espelho de como eu devo seguir. Já o sentimento é de satisfação e também de compromisso solene que assumo com a sociedade alagoana e meus colegas”, finaliza o medalhista.